Do Diario de PE

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) instaurou um inquérito para investigar um caso de LGBTQIA+fobia que resultou no espancamento do estudante de economia Cleyton Manoel, que atualmente é secretário da Juventude do Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco.
A vítima utilizou as redes sociais para denunciar o caso. Ele afirmou: “infelizmente, entrei para as estatísticas da violência LGBTfóbica, que oprime, agride e mata a nossa população diariamente”, escreveu Cleyton em sua página no aplicativo Instagram.
Além de ser agredido, ele teve seu celular roubado pelo agressor.
Até a última atualização desta reportagem,  a autoria do crime era desconhecida. Na mesma postagem do Instagram, Cleyton relata que foi abordado pelo suspeito enquanto caminhava pelo centro de Abreu e Lima, no Grande Recife, no sábado (11).
“Ontem (sábado), numa caminhada pelo Centro de Abreu, fui agredido brutalmente após algumas agressões verbais LGBTfóbicas. Estou relatando aqui porque o agressor levou meu celular, quebrou meus óculos”, relatou Cleyton,.
Ainda segundo ele, após o ocorrido, ele vem recebendo apoio e cuidados de familiares e amigos.
“Eu estou bem, sendo cuidado por amigos e familiares, apesar da dor mais profunda partir da sensação de impunidade daqueles que nos agridem e matam. O ódio que foi instalado na sociedade precisa ser combatido diariamente, para que nenhuma mais sofra e para que nenhuma mais morra”, enfatizou.
Solidariedade
Após a denúncia de Cleyton, várias representações do PT se posicionaram sobre o assunto, prestando apoio e solidariedade ao dirigente.
Uma delas foi a senadora Teresa Leitão (PT), que escreveu em sua página do Instagram: “Venho manifestar meu repúdio à absurda agressão sofrida pelo secretário de Juventude do PT-PE, Cleyton Manoel. Ele foi violentamente agredido no centro de Abreu e Lima, em mais um triste caso de LGBTfobia em Pernambuco. Esse crime não ficará impune. Iremos exigir a identificação do agressor e a punição que a lei determina”, destacou a parlamentar.
Já a Secretaria Nacional da Juventude do PT, também por meio de nota, escreveu que “A Secretaria Nacional de Juventude do PT repudia este ato violento de LGBTfobia e se solidariza com Cleyton, reiterando a necessidade do respeito à diversidade de gênero e à orientação sexual. Continuamos com nosso orgulho de sermos quem somos, não iremos voltar para os armários e que os responsáveis por essa agressão sejam punidos. Seguiremos na luta por uma sociedade mais justa e igualitária e que nossa comunidade tenha o direito de viver com dignidade”, ressaltou a entidade.
Já a Secretaria Estadual da Juventude do PT em Pernambuco se posicionou na sua página no Instagram cobrando providências pelo crime. “Este brutal acontecimento destaca a urgência de combatermos a intolerância e trabalharmos juntos/as para construir uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou, em nota.
O senador Humberto Costa (PT) também prestou solidariedade ao dirigente.
“Toda minha solidariedade ao nosso amigo Cleyton Manoel, que foi brutalmente agredido e insultado em mais um caso de ódio e LGBTfobia. Fica aqui nossa cobrança para as autoridades que o agressor seja rapidamente identificado e punido dentro da lei. Vamos acompanhar o caso”, disse por nota.