Do Diario de Pernambuco 
Foto: AFP/ Sergio Lima

O Ministério da Saúde admitiu, na noite desta quarta-feira (24/02), que errou ao trocar a quantidade de doses de vacinas contra o novo coronavírus destinadas ao Amazonas e ao Amapá. Em nota, a pasta garantiu que ainda na madrugada desta quinta-feira (25/02) a confusão será desfeita.

“O Ministério da Saúde informa que o Amazonas e o Amapá receberão, ainda esta madrugada, as quantidades de doses corretas reservadas aos estados nesta quinta etapa de distribuição de vacinas. O estado do Amazonas receberá 76 mil doses adicionais que haviam sido entregues ao Amapá, totalizando 78 mil vacinas. O Amapá, por sua vez, ficará com as 2 mil”, esclareceu o ministério.
Nesta quarta-feira, o Amazonas recebeu 2 mil doses de vacinas contra a COVID-19, enviadas pelo Ministério da Saúde. No entanto, era para o estado ter recebido 78 mil unidades de imunizantes. Ao mesmo tempo, um carregamento com 78 mil doses desembarcou no Amapá, que esperava receber apenas 2 mil doses.
Continua depois da publicidade
Mais cedo, o governador amazonense, Wilson Lima (PSC), disse que “houve alguma confusão, a gente recebeu apenas 2.000. Estamos ligando para o Ministério da Saúde. Acho que agora o risco de faltar [vacinas] vai ser menor. Até o fim de semana a gente deve ter outro lote. A sinalização é que até o fim de fevereiro a gente receba [vacinas] para ter um fôlego por uns 15 dias”.
O Amapá, com o quantitativo de 2 mil doses, pretende imunizar profissionais de saúde e idosos. “Com essa nova remessa, vamos conseguir vacinar cerca de 8% dos trabalhadores da Saúde e quase 25% da população entre 80 e 84 anos”, publicou o governador Waldez Góes em uma rede social.