Ministério da Saúde anuncia vacina bivalente para adultos
Do Brasil Atual

O governo federal divulgou nesta segunda-feira (24) a ampliação das doses de reforço de vacinas contra a covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, todos os adultos acima de 18 anos deverão tomar a vacina bivalente.

O esforço faz parte da campanha Movimento Nacional pela Vacinação, implementada pela gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A intenção é de retomar a cultura da vacina nos brasileiros, enfraquecida após quatro anos de governo negacionista do ex-presidente Jair Bolsonaro. A elaboração dos calendários será atribuição de estados e municípios.

Veja também:   ST ganha serviço especial em neurologia

As vacinas bivalentes são mais modernas, atualizadas para cepas mais recentes da covid-19, em especial as subvariantes da ômicron. A recomendação da pasta é para que quem já recebeu pelo menos duas doses de Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer, ou vacina de dose única da Janssen, busquem as unidades de saúde de acordo com orientação local.

Com a ampliação, 97 milhões de brasileiros poderão buscar a vacina. Para aqueles que não completaram o ciclo vacinal com os imunizantes monovalentes, as autoridades pedem urgência na atualização.

Veja também:   CRESCEM rumores de que Inocêncio pode sair candidato; convenção do PR é na quinta-feira