GaysUm curso intitulado “Homossexualismo: ajudando, biblicamente, a prevenir e tratar aqueles que desejam voltar ao padrão de Deus para a sexualidade”, obrigou o Núcleo de Enfrentamento à Discriminação (NED) do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) abrir um procedimento, para apurar a legalidade de divulgação nas redes sociais.

O curso será ministrado pelo especialista em políticas públicas e mestre em saúde pública Claudemiro Soares, autor de um livro sobre o assunto. Em janeiro o Correio noticiou relatou outro curso que ele também ofereceu com o mesmo tema.

Segundo o NED, ele não analisou ou chancelou qualquer conteúdo e não compactua com qualquer “ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas e a adotarem ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados”, conforme orientação do Conselho Federal de Psicologia. O documento foi encaminhado ao Ministério Público Federal, que também é citado, para que adote as providências cabíveis.

O MPDFT afirmou também que em janeiro de 2015, foi solicitado a investigar o curso “Homossexualismo: ajudando, biblicamente, a prevenir e tratar aqueles que desejam voltar ao padrão de Deus para a sexualidade”. Na época foi expedida uma intimação que orientava não interromper o curso, caso fosse uma celebração religiosa e ocorresse em local de culto.

Na ocasião os instrutores compareceram ao MPDFT, acompanhados de representante da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB/DF, e esclareceram que o curso era dirigido a pastores e obreiros, em viés exclusivamente religioso, e que a expressão “tratar” significava “como lidar com” os homossexuais, e não significava qualquer intervenção de saúde, terapêutica ou psicológica. O promotor de Justiça Thiago Pierobom, esclareceu na época sobre a impossibilidade de oferecimento de tratamento de saúde a pessoas homossexuais.

“Não me importo com o que o LGBT pensa”

Segundo Claudemiro ele apresentará uma tese sobre o “homossexualismo”: “É um estudo acadêmico e irei apresentá-lo em forma de curso e só poderá contestado na Academia. Tenho sim a parte bíblica do conteúdo, chancelada pelo MPDFT e pela Procuradoria Federal de Defesa do Cidadão”, disse. Ele afirmou também que não se abala com as críticas. “Não me importo nem um pouco com o que o público de Gays, Lésbicas, Simpatizantes, Bissexuais e Transsexuais (LGBT) pensam”.

O mestre em saúde pública afirmou também que ministrará um aconselhamento bíblico que aborda o “homossexualismo” e que ninguém é constrangido a participar. “Acolhemos e ajudamos a todos. O curso pode ocorrer em igrejas ou em outros lugares, depende da demanda e da procura, ainda não temos data de quando ele ocorrerá”, concluiu.

Do Correio Brasiliense