Ministra da Saúde aprova pagamento do piso? Veja o que foi decidido

 Foto: Walterson Rosa / Ministério da Saúde

Por Rádio Jornal

 

Apesar de aprovado pelo congresso e pelo presidente da república, o piso salarial da enfermagem ainda não se encontra implementado em território nacional, devido a ação do STF.

A justificativa para a suspensão do Supremo Tribunal Federal (STF) seria a escassez de informações orçamentárias, que explicariam como o reajuste seria pago aos profissionais da enfermagem.

Contudo, após reuniões entre o ministérios da saúde e entidades ligadas a enfermagem, a chefe da pasta, Nísia Trindade tomou uma seria de medidas para encaminhar a apliacação do piso.

Na última sexta-feira (27), ocorreu um novo encontro entre o Ministério da Saúde com entidades, além de governadores. Saiba mais abaixo:

Ministra da saúde se reúne com entidades da enfermagem e governadores

Na última sexta-feira (27), ocorreu mais um encontro entre o ministério da saúde e as entidades da enfermagem. A reunião, como as anteriores, tem como pauta principal, a aplicação do piso salarial da enfermagem.

Além de debates, a sexta-feira (27), também seria o fim do prazo para a entrega do relatório, feito pelo Grupo interministral, sobre o piso da enfermagem.

O documento teria como objetivo analisar a implentação do piso nacional à categoria, auxiliando na construção da Medida Provisória que poderá garantir a aplicação do reajuste.

Segundo o deputado federal Mauro Benevides (PDT-CE), um dos parlamentares aliados a categoria, a ideia é de que a MP seja aprovada da forma mais rápida possível:

“Esperamos que ainda no decorrer desse mês, ou no próximo, essa Medida Provisória já esteja valendo”, pontuou o parlamentar.

Toda a ação envolvendo o relatório do Ministério da Saúde com o Grupo de Trabalho também conta com a participação do Fórum Nacional de Enfermagem, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Contudo, o ministério da Saúde ainda não divulgou atualizações sobre o piso salarial da enfermagem, nem informou detalhes do encontro com as entidades e governadores.