Da Revista Fórum

Marcos Pontes, ministro da Ciência, Comunicações e Tecnologia do governo Bolsonaro, declarou, nesta sexta-feira (9), que considera “normal” o alerta de desmatamento na Amazônia ter apontado para um aumento de 278% em julho, em comparação ao mesmo mês de 2018. O número foi divulgado nesta semana pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculado à pasta comandada pelo ministro.

“Se você olhar dados do Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real) ao longo de vários anos, você vai ver que ele funciona de uma forma cíclica, e no meio do ano é normal ter um aumento destes dados. Então, não tem nada de estranheza”, disse Pontes. O aumento, no entanto, não é em relação ao início do ano, mas, sim, na comparação com o mesmo período do ano anterior, ou seja, julho de 2018.

Veja também:   Estudante de ST não resiste e morre após AVC

“É só um alerta”

Ao falar sobre o aumento neste índice, o ministro havia dito que: “Você tem uma conta de água ali que é 50, 60, 50, 60, de repente quando você um 200 você vai ver: ô… esquisito isso aqui. Vai ligar pra empresa. Normal, certo? Agora pra quem conhece os dados, se você olhar os dados do Deter, não só um mês porque isso não significa absolutamente nada. Mesmo porque o Deter, ele não é usado pra desmatamento, é só um alerta, né, para possível desmatamento”.