Com o agravamento da crise de falta d’água e morte do rebanho no Semiárido nordestino, provocado pela estiagem prolongada – a pior dos últimos 50 anos, segundo o Governo Federal – a presidente Dilma Rousseff (PT) poderá desembarcar na região ainda neste mês de dezembro para vistoria e inaugurar obras, além de fazer anúncios de ações emergenciais visando reverter o quadro calamitoso que se configura na localidade.

Durante entrevista a Rádio Folha, de Recife, na manhã desta sexta-feira (7), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), revelou que a visita da presidente Dilma Rousseff percorrerá os Estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. A agenda, que está sendo organizada pelo ministério, prevê início da passagem da petista entre os dias 19 e 20. No Estado, a chefe do Executivo nacional desembarcará no município de Serra Talhada, onde deverá participar da solenidade de inauguração da Adutora do Pajeú, que dará uma solução definitiva aos municípios circunvizinhos no que se refere ao acesso à água.

“A presidente Dilma me pediu para organizar uma agenda no Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, ainda em dezembro, por volta do dia 19 a 20. A nossa expectativa é que ela visite o município de Serra Talhada para participar da inauguração da Adutora do Pajeú. A cidade está na iminência de um colapso no fornecimento de água e adutora pode dar uma solução definitiva para situação”, afirmou o ministro Fernando Bezerra Coelho, em entrevista à Rádio Folha.

Caso seja confirmada, a nova visita da presidente Dilma Rousseff ao Sertão pernambucano ocorrerá após dez meses da última passagem. Em fevereiro, a petista percorreu municípios de Pernambuco e do Ceará para acompanhar o andamento das obras da ferrovia Transnordestina.

Do Blog da Folha