Miss Cilene Aubry celebra 50 anos de reinado em PE
Foto: Acervo Pessoal

Por Luiz Ferraz Filho, Pesquisador da História de Serra Talhada

Nessa sexta-feira (24), o coração pulsou de saudosismo. Relembraremos a primeira conquista do título de Miss Pernambuco, pela serra-talhadense Cilene Aubry Bezerra da Costa, durante evento no Ginásio Esportivo Geraldão, em Recife (PE).

Nascida em nosso torrão, a jovem foi uma dos nove filhos do casal Iraides Bezerra de Magalhães e José Aubry da Costa, que durante muitos anos foi sócio-diretor e mantenedor do Clube Intermunicipal de Serra Talhada (CIST).

E foi nesse dito clube que a menina Cilene deu seus primeiros passos abrilhantando e encantando a todos com sua beleza helênica. Todavia, ainda terminando os estudos secundários, seus familiares não desejavam sua filha participando de eventos de passarela, até que certo dia, um jornalista do Diários Associados esteve visitando nossa cidade em busca de jovens que pudessem representar a cidade no concurso de beleza estadual do Miss Pernambuco.

Veja também:   Morre a atriz Neusa Maria Faro, aos 78 anos

Miss Cilene Aubry celebra 50 anos de reinado em PE

Procurou ele o sócio-diretor do clube, José Aubry, para ver se ele podia orienta-lo na indicação de alguma representante local, mas não logrou êxito. Antes de ir embora, discretamente observou a desenvoltura e a elegância da garota Cilene, filha do diretor, e guardou para si a imagem daquela rosa do Sertão.

Alguns dias depois, ainda encantado com a lembrança em sua memória, ligou para a casa do diretor e o telefone foi atendido pela senhora Raquel Bezerra do Nascimento (avó materna de Cilene), já viúva do tabelião Bernardino Coelho de Magalhães. Depois de alguns momentos de diálogo com o jornalista, a avó acabou tacitamente confirmando a inscrição de Cilene Aubry como representante de Serra Talhada no certame estadual.

Veja também:   Mulheres que venceram câncer de mama fazem encontro festivo e alertam para prevenção em ST

Em seguida, toda a população foi surpreendida, comemorando entusiasmadamente a reportagem estampada no jornal Diário de Pernambuco. Desde aquele momento iniciou-se uma grande torcida com preparativos dos familiares e amigos para acompanhar, instruir e orientar a jovem na grandiosa incumbência.

Miss Cilene Aubry celebra 50 anos de reinado em PE

Mas, não foi necessário muita instrução, pois a jovem desde cedo sempre foi uma mulher de seriedade, centrada, elegante e requintada, sem dúvida adquirida por conta da lapidação na vivência familiar. Em êxtase, a cidade inteira estava motivada.

E na passarela com seu brilhante vestido ela fascinou todos os jurados, arrebatando a primeira coroa para Serra Talhada, capital da beleza feminina. Diante de efusiva multidão que aplaudia e festejava, na noite daquele 24 de maio de 1974, foi coroada Miss Pernambuco, a magnífica Cilene Aubry da Costa.

Veja também:   Conheça Weviny Manuela, o primeiro bebê de 2024 em ST

E para ela dedico esses meus versos:

Ó Cilene bela
Que a todos encantou
Sua beleza estonteante
Pernambuco testemunhou
Até a coroa com brilhantes
Acanhada se envergonhou
Ofuscada pela atenção
Que seu sorriso irradiou

O fascínio do teu rosto
Dessas pérolas no olhar
Foi a coisa mais formosa
Que Serra Talhada fez brotar
És uma rosa no sertão
Difícil não se apaixonar
Exala o cheiro da imburana
Linda flôr do croatá

Aos que não conhecem
A beleza serra-talhadense
E até julgam ser irrisória
Diminuta e improcedente
Saibam que a Grecia pariu
Atenas, Afrodite e Artemis
E Serra Talhada foi tri
Com Fátima , Matilde e Cilene

(Luiz Ferraz Filho)