Fotos: Celso García/Farol

Publicado às 10h38 deste domino (25)

Por Marcos Silva, especial para o Farol

Na noite deste sábado (24), aconteceu a quarta edição do Miss Gay e a primeira edição do Miss Trans Serra Talhada 2023. O evento, realizado no quintal do Museu do Cangaço, foi marcado por muita emoção, pois, a edição do concurso teve como homenageada, Anne Maria Barros, cabeleireira serra talhadense, que faleceu recentemente, em decorrência de complicações da covid-19.

O certame teve como corpo de jurados Allysson Joaquim, primeira miss gay da cidade, Lucival Almeida, coordenador do Miss Gay Betânia e Custódia, o ativista Eliton Oliveira, o modelo e influencer Romário Nogueira e a assistente social, Érica Inácio.

A abertura do evento ficou por conta de apresentações performáticas de Jullya Cavalcante, miss Betânia Gay 2022 e então aconteceu o desfile com as candidatas ao titulo de miss trans: Matheus Campos, Sabrina Marques, Alice Tenório e Rebeca Xavier.

Karen Lima, miss Serra Talhada Gay 2022, que encerrou seu reinado, também realizou uma performance, que agitou a plateia. Logo após, aconteceram os desfiles da Miss Medley Sabrina e dos modelos da RD Produções, que antecederam os desfiles das candidatas do certame em traje de gala, para avaliação dos jurados.

Um dos momentos mais aguardados do evento, foi a aclamação da nova Miss Gay Serra Talhada 2023, que após avaliações da produtora, escolheu Medley Sabrina como a nova representante, que recebeu a coroa e a faixa das mãos de Karen Lima e de Alan Jones, coordenador do concurso. Por fim, o público conheceu a vencedora, a primeira Miss Trans, Matheus Campos e a Miss Popularidade, Rebeca Xavier.

CAUSA LGBTQUIAPN+

Em depoimento ao Farol, o organizador Alan Jones disse que a iniciativa de voltar com o concurso do miss gay e iniciar o miss trans surgiu para dar visibilidade a causa LGBTQUIAPN+ e ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos. Para tanto, os requisitos para participarem dos concursos eram ter a faixa etária entre 18 e 27 anos, ser residente na cidade e realizar a inscrição pelo Instagram da produtora.

As candidatas receberam todo apoio necessário para a participação no evento, e as eleitas, agora participarão de eventos estaduais. O produtor disse ainda que espera contar com o apoio da população serra-talhadense e do governo municipal para os próximos certames.

Em conversa com o Farol, Karen Lima, Miss Gay 2022, afirmou que carrega a sensação de dever cumprido e muita gratidão, por ter representado sua cidade ao longo dos dois últimos anos, e que poderá está participando de concursos de nível estadual, que acontecerá no próximo ano e finalizou deixando o seguinte recado:

“Acreditem nos seus sonhos e não desistam, mesmo diante dos obstáculos…ontem foi o meu momento, hoje o da Sabrina e amanhã pode ser o seu.” Medley Sabrina, miss Serra Talhada Gay 2023, afirmou que está no mundo dos concursos desde 2017, está muito feliz e grata pela aclamação e que já está se preparando para o concurso estadual.

Já Matheus Campos, Miss Trans, modelo e digital influencer afirmou que “é uma sensação de nervosismo, mas, de confiança, nós nos preparamos muito para isso, é a primeira vez que participei de um concurso e estou muito feliz…” Por fim, o evento contou ainda com balada com os DJ’s Jean Magalhães e Frank Leite.