Por Bel Alves, moradora do Ipsep

Se o abastecimento de acordo com o calendário divulgado pela Compesa de Serra Talhada em todo o bairro Ipsep é da quinta-feira ao domingo, por que estamos com mais de 4 semanas sem constar água encanada devido fechamento de registro na rua?

Falta resolverem problemas que se alastram pelos meses e ninguém da Compesa toma as devidas providencias. Existem mil e uma irregularidades no setor, só que os diretores, coordenadores e fiscais  da Compesa vivem em um passa ou repassa e o povo tendo prejuízo.

Vou citar um caso no mínimo estranho. Como pode em uma rua conter água em um lado e no outro não? Tem água acima da rua onde muitos residem e em outra não? Se segundo a Compesa nas áreas mais baixas a água chega com mais força e realmente chega quando tem, por que fecharem o registro na rua para barrar o abastecimentos de uns no mesmo bairro e de outros não? Se estamos na porta de um colapso por falta de água, por que não emitir um pedido de fechamento temporário dos lava-jatos clandestinos?

Todos sabemos que um lava-jato desperdiça por volta de 300 litros de água por carro lavado, isso é pouco? Isso está nos padrões de economia de água, já que estamos vivendo um caos em alguns setores da cidade e em outros não? Todo final de semana quando é para abastecer o Ipsep, na Compesa eles dizem que rompeu a adutora daquele setor. A de outros setores não se rompe, por quê? Como pode existir problemas e não serem resolvidos pela empresa? O direito do consumidor se resumiu em pagar o que não se não utiliza?

Compramos água para tomar banho, pagamos a fatura de uma empresa na qual não está medindo esforços para resolver os problemas de alguns cidadãos, na TV Jornal saiu uma matéria na última sexta-feira (24) onde um dos responsáveis pela Compesa de Serra Talhada diz que em toda cidade está tendo abastecimento em todos os bairros constando água em cada 3 dias e 4 sem ter. Onde é que acontece isso? Isso não é verdade, venham visitar as áreas desse calendário fantasioso saberiam que não é assim.

Existem protocolos de ligações feitas e simplesmente não atendidas a respeito da falta de abastecimento, nos dias que era para ter água não tem e seguem direto com os dias que segundo o calendário não era para obter, isso é certo? Cadê os direitos do consumidor? Vejo que não existe interesse de resolver os problemas dos cidadãos prejudicados, estamos sentindo isso no bolso e na pele. Compramos comida de segunda a domingo, compramos água para tomar pelo menos um banho por dia e ainda pagamos uma fatura.

CONVOCAÇÃO

Peço encarecidamente aos cidadãos que sabem que estão sem água nas ruas no mesmo bairro que denunciem esses casos no Procon e na promotoria, levem provas e peçam seus direitos. Estamos sendo lesados e ignorados por um serviço que pagamos, não estão prestando nenhum favor e não estamos em áreas invadidas. Tem que existir uma providência urgente e já que conversa não resolve, vamos seguir em frente com provas nas mãos e entregar aos órgãos responsáveis que acobertam nossos direitos como consumidores.

Comprei mais uma vez água e comida em um final de semana, as roupas não pagarei para ninguém lavar, por que não somos obrigados a ceder pagando contas de algo que não vem. Peço que a população se pronuncie, não fique calada, por que trabalhamos muito para pagar nossas contas. Nós sabemos o quanto nos custa pagar coisas por fora por irresponsabilidade da Compesa que ao invés de resolver estão causando mais dor de cabeça para os cidadãos.

Já convideis várias vezes os diretores e coordenadores a virem visitar nossas casas e o bairro em geral e verem essas declarações com seus próprios olhos, mas eles não vêm. Fazem vista grossa a respeito e nos deixam em meio de inúmeros problemas e prejuízos.