Do g1

Foto: Divulgação/PRF

Moradores da comunidade de Vila dos Milagres, no bairro do Barro, Zona Oeste do Recife, fecharam trecho da BR-101 por cerca de uma hora, na manhã desta segunda-feira (27).

Os manifestantes cobraram auxílios moradia e emergencial pagos após as fortes chuvas que devastaram Pernambuco entre o fim de maio e o começo de junho.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a central recebeu informações sobre o protesto por volta das 7h20. O ato acabou às 8h.

Cerca de 30 pessoas participaram do ato e usaram pneus e entulhos em chamas para fechar o km 74 da rodovia federal, no sentido Jaboatão dos Guararapes.

Em nota, a Prefeitura do Recife (PCR) informou que mais de 30 mil famílias foram cadastradas para análise acerca do recebimento do Auxílio Municipal e Estadual (AME).

“Destas, 9.470 famílias já tiveram acesso aos recursos oferecidos pelo município, em parceria com o Governo de Pernambuco e a Câmara de Vereadores. Desembolso de aproximadamente R$ 23,7 milhões para mitigar os efeitos da pior tragédia climática do Recife”, afirmou a prefeitura.

Destas quase dez mil famílias, três mil terão os recursos disponíveis nesta segunda-feira (27) para movimentação bancária através do aplicativo Carteira bB ou para saque nas agências físicas do Banco do Brasil.

Este novo desembolso contempla moradores da Vila dos Milagres, segundo a prefeitura.

A Prefeitura do Recife também informa que as listagens atualizadas de beneficiados após análise pode ser conferida através do Conecta Recife, disponível nas redes através do endereço https://conectarecife.recife.pe.gov.br/ ou através do aplicativo, que é gratuito.