Morre a professora e multiartista Maria Rita G. Araújo

Por Paulo César Gomes

Faleceu às 23h30 desta terça-feira (19) na UTI, do Hospital do Servidor, a professora e multiartista Maria Rita, filha do criador do Grupo de Xaxado Manoel Martins, de Serra Talhada, e o primeiro do gênero no Brasil. Nos últimos dias ela vinha convalescendo, vivendo praticamente em uma cama em sua casa.

A pedido dela, o seu estado de saúde não foi divulgado, no entanto, ela pediu para que o Farol, através deste historiador, contasse um pouco da sua vida e da história de seu pai.

Durante o período de enfermidade, Maria Rita foi acompanhada pelo marido Ulisses Araújo, e pelos filhos Anna Nelly e George Gomes Araújo.

Morre a professora e multiartista Maria Rita G. Araújo

Maria Rita deixa um legado importante, recheado de obras de arte, de muita dedicação à educação e ao Grupo Xaxado Manoel Martins. Ela também fez parte do Conselho de fundadores da Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada (hoje extinta), que criou a Casa da Cultura. Ela deixa oito netos.

O sepultamento ainda não foi definido pela família. Maria Rita Gomes de Araújo nasceu em 1944, e completou 80 anos no dia 13 de outubro deste ano, data em que recebeu uma singela homenagem do Farol de Notícias.

Aos familiares e amigos os sentimentos de pesar.

Morre a professora e multiartista Maria Rita G. Araújo