ramoncastroruzefeRamón Castro Ruz, o irmão mais velho de Fidel e Raúl Castro, morreu nessa terça-feira (23) em Havana aos 91 anos de idade, informou a imprensa oficial. A morte de Ramón Castro aconteceu pela manhã, segundo informação divulgada no noticiário da televisão estatal e no site do jornal Granma , na qual não se detalha a causa da morte. Seus restos foram incinerados e serão transferidos a Birán, o local de nascimento dos Castro na província oriental de Holguín.

Nascido em 14 de outubro de 1924, Ramón Castro esteve preso no ano de 1953 durante a ditadura de Fulgencio Batista e posteriormente cooperou com a guerrilha liderada por seu irmão Fidel e o Movimento 26 de Julho e organizou uma das redes de provisões que abasteciam a 2ª Frente Oriental dos rebeldes.

Veja também:   Idoso que morreu após cair de prédio em ST estava despido

Após o triunfo da revolução, desempenhou diversas atividades no setor agropecuário, fundamentalmente na lavoura de cana de açúcar e na criação de de gado e chegou a ser diretor do Plano Especial Genético de Valle de Picadura e assessor dos ministros da Agricultura e do Açúcar.

O irmão de Fidel e Raúl recebeu do governo cubano “diferentes reconhecimentos e ostentava o título de Herói do Trabalho da República de Cuba”, segundo a nota oficial.

Ramón Castro era o mais velho dos filhos do casal formado pelo espanhol Ángel Castro e a cubana Lina Ruz, pais também de Angelita (falecida em 2012), Fidel, Juanita, Emma, Raúl e Agostiniana.

Do Portal Terra