Publicado às 04h25 desta sexta-feira (4)

Com fotos e informações da  Assessoria

Está no ar a programação completa da 4ª Mostra Pajeú de Cinema. No total, 60 filmes brasileiros serão exibidos em doze dias de programação em Ingazeira, Iguaracy e Afogados da Ingazeira.

Destes, quatro fazem estreia nacional e 15 serão exibidos pela primeira vez no estado. Dois curtas pernambucanos completam a seleção: Cine S. José e Nome de batismo – Alice.

Com entrada franca, a programação de filmes inicia na terça e quarta (15 e 16 de maio) em Iguaracy (Praça da Igreja Nossa Senhora dos Remédios – Distrito de Jabitacá); na quinta e sexta (17 e 18/5) em Ingazeira (Rua São José – ao lado da Igreja Matriz); e de domingo a sábado (20 a 26/5) em Afogados da Ingazeira (Cine S. José – Rua Newton César, s/n – Centro).

Veja também:   Assisão será homenageado com título de cidadão em Petrolândia

Para o diretor da MPC, William Tenório, o maior mérito desta 4ª edição é ampliar o foco para outras cidades da região mantendo a qualidade da programação e o objetivo maior do evento: proporcionar acesso ao cinema brasileiro e estimular reflexões e práticas estéticas. “Estamos entusiasmados porque pela primeira vez a mostra sai de Afogados com uma série de filmes e oficinas”.

FORMAÇÃO

Ao longo de sua programação, a 4ª Mostra Pajeú de Cinema promove uma série de atividades formativas gratuitas em Afogados da Ingazeira, Iguaracy e Ingazeira, no Sertão de Pernambuco. Profissionais reconhecidos local e nacionalmente participarão de mesas temáticas com o objetivo de promover troca de conhecimentos e debater assuntos em pauta do meio cinematográfico.

Veja também:   Confira a previsão de hoje (26/03) para seu signo

Cinemas de rua continuam no foco da MPC, que este ano promove um encontro de pesquisadores do sertão do Pajeú com João Luiz Vieira, professor titular do Departamento de Cinema da Universidade Federal Fluminense e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da UFF. Doutor em Estudos Cinematográficos pela New York University, Vieira ainda oferecerá uma masterclass no domingo (20) sobre cinemas de rua no local mais apropriado para isso: o histórico Cine S. José, principal espaço da MPC.

OFICINAS

Este ano a MPC oferece três oficinas gratuitas, todas com inscrições abertas: crítica de cinema com Heitor Augusto (SP), Documentando com Marlom Meirelles (PE) e formação cineclubista com Yanara Galvão (PE), todas com inscrições abertas. Detalhes e outras informações no site www.mostrapajeudecinema.com.br. Confira a programação completa aqui.