A partir desta quinta-feira (1º), os motociclistas profissionais que atuam em Pernambuco e, particularmente, em Serra Talhada, passarão por fiscalização do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). A categoria deve estar de acordo com a Lei Federal 12.009/2009 , que exige idade de 21 anos para o exercício da atividade, bem como a categoria A na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) há pelo menos dois anos.

Outras exigências, como o registro do veículo na categoria aluguel (placas vermelhas), a utilização de equipamentos de proteção na moto (corta-pipa e mata-cachorro), além da instalação de baú e grelha também deverão ser cumpridas. Por fim, os profissionais precisam ter realizado o Curso Especializado de Motofretista em Pernambuco, ministrado pelo Sest/Senat. São 30 aulas/aula.

Apesar disso, o Sindicato dos Trabalhadores de Moto de Pernambuco (Sindmoto-PE) acredita que a demanda é muito grande para pouco tempo. Até agora, apenas 60% dos trabalhadores conseguiram fazer a troca das placas cinzas para as vermelhas. Por outro lado, outras exigências já foram praticamente superadas. De acordo com Sindmoto, mais de 90% dos motofretistas e mototaxistas já passaram pelo curso de capacitação de 30 horas.

SERRA TALHADA

Por meio da assessoria de imprensa, o secretário de Serviços Públicos de Serra Talhada, Célio Antunes, informa que na próxima quinta-feira, dia 8 de agosto, serão entregues os certificados para 210 mototaxistas já habilitados para requererem a placa vermelha junto a Prefeitura Municipal. A entrega acontecerá no auditório da Câmara de Vereadores.

Célio Antunes informa ainda que a prefeitura “patrocinou” o curso de direção defensiva para 300 mototaxistas regularmente habilitados na cidade, sendo que deste contingente, somente 210 compareceram para a capacitação. O secretário revelou entrou em contato com o diretor do Detran em Serra Talhada que, segundo suas informações, não existe nenhuma operação de fiscalização agendada pelo órgão na cidade.

“Assim sendo”, garante Célio Antunes por meio de nota da assessoria de imprensa da prefeitura,”os profissionais terão tempo hábil para providenciar sua regularização”. A assessoria de imprensa do Detran-PE, por sua vez, explicou ao site da Folha de Pernambuco que a cobrança de todos os itens exigidos pela legislação está previsto para começar amanhã mesmo.

INCENTIVO

A Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe) oferece um financiamento para facilitar a aquisição dos equipamentos obrigatórios. Os recursos podem ser liberados em 72 horas mediante a apresentação de documentos que comprovem o exercício da atividade de motofretista ou mototaxista. O valor pode chegar a R$ 5 mil para quem precisa comprar equipamentos mais caros, como o carro acoplado à moto para transporte de botijões e garrafões. Outras informações: 3183.7458.

 FAROL com informações do Portal Folha.pe.com