Do NE10

Um motorista de caminhão foi flagrado cochilando na direção do veículo na noite dessa quinta-feira (20) na BR-232, em Gravatá, no Agreste de Pernambuco. O flagrante foi realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante rondas. Ele foi abordado no quilômetro 73, quando estava prestes a descer a Serra das Russas.

A polícia verificou o disco do tacógrafo e identificou que o motorista estava desrespeitando a Lei do Descanso do Motorista. Pela análise do disco, que registra o tempo de direção, a distância percorrida e a velocidade, foi verificado que na terça-feira o motorista só havia descansado 5h40. Na quarta (19), a pausa foi de 4h10 e na quinta, de 1h45.

A Lei do Descanso prevê que a cada 24 horas de trabalho, o motorista deve descansar 11 horas, sendo 8 horas ininterruptas e 3 horas fracionadas. A cada 5 horas e 30 minutos de direção, ele deve descansar 30 minutos.

O homem foi autuado pela infração e o caminhão foi removido para o pátio, devido ao mau estado de conservação e outras irregularidades.