Na última quinta-feira (5) o secretário-executivo da secretaria do Meio Ambiente e Igualdade Racial, Homem Bom Magalhães entregou o cargo que ocupava a oito meses na Prefeitura de Serra Talhada, deixando a pasta onde tinha total dedicação. Bonzinho, como é mais conhecido, não quis detalhar o motivo de sua saída, mas – segundo informações de bastidores – o educador ambiental estaria insatisfeito com o modo como a pasta vem sendo tratada.

Nunca um governo somou, em tempo recorde, tanta queda de secretariado como está acontecendo no governo Duque em tão pouco tempo. Com a saída de Bonzinho Magalhães, essa é a quinta saída de secretário da gestão petista. De janeiro para cá deixaram o cargo o então secretário de Planejamento, Paulo Duarte, Socorro Brito (Saúde), Tarciso Agostinho (Desenvolvimento Econômico), Israel Silveira (Educação). Existem ruídos quanto a má sintonia do prefeito com alguns secretários.

Bonzinho Magalhães é um dos artífices do cenário ambiental e já foi reconhecido com vários prêmios nacionais e estaduais sobre a sua atuação em defesa, principalmente, do bioma caatinga. Entre os títulos que recebeu está o de Amigo do Meio Ambiente, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente; e foi indicado – recentemente – a receber prêmio da ONU.