Uma mulher de 40 anos foi vítima de estupro uma noite após o Réveillon, no bairro da Borborema na Travessa Central, em Serra Talhada. A Polícia Civil registrou o caso na última segunda-feira (2), mas o FAROL teve acesso ao caso somente nesta sexta (6).

A vítima relatou na delegacia que havia saído de casa após separar-se do companheiro e recebeu a oferta de uma amiga para ficar morando num quarto em um prédio na localidade.

Devidamente acomodada na nova casa, a mulher disse que foi surpreendida por volta das 23h30 com um homem já em cima da cama colocando um lençol em seu rosto para não ser identificado. Após a violência sexual, o agressor saiu correndo. A polícia ainda não tem pistas do suspeito.

O FAROL conversou com o delegado local, Washington Monteiro (foto), sobre os inquéritos de estupro registrados na Delegacia de Serra Talhada ao longo de 2016 e constatamos um aumento nos casos solucionados. De acordo com as estatísticas, no ano passado a Polícia Civil concluiu investigações de 173 casos enquadrados na Lei Maria da Penha, sendo dez inquéritos somente de estupro.

Já em 2015 foram encaminhados a Justiça 91 inquéritos solucionados, sendo três de violência sexual. Os crimes aguardam decisão do judiciário.

“Tivemos um aumento de quase 100% de casos resolvidos e encaminhados a Justiça para responsabilizar os agressores. Estabelecemos uma prioridade para esses casos, porque se trata de uma violência que não está na rua, e você não tem muito acesso ao ambiente privado. Esperamos agora para 2017 que haja uma forma de responsabilizar, já que estão estabilizadas as ocorrências. Esperamos que haja uma redução desses casos”, reforçou o delegado.

Com informações complementares de Manu Silva/do Farol