monica cabral

A violência doméstica contra mulheres em Serra Talhada tem alcançado índices preocupantes, a Secretaria Municipal da Mulher (SEMU) começa a pensar, também, no perigo que as serratalhadenses correm nas ruas da cidade. Com a proposta de realizar um “Lanternaço” a secretaria pretende, até o final deste primeiro semestre, por em prática a identificação de prováveis locais perigosos para as mulheres nos bairros da Capital do Xaxado.

O “Lanternaço” será realizado dentro da programação do projeto Município Seguro e da campanha Cidade Segura para as Mulheres, e levará mulheres de diversos bairros da cidade a debater e identificar locais que oferecem risco à segurança das mulheres nas suas próprias comunidades. Em conversa com a reportagem do FAROL a secretária da Mulher, Mônica Cabral, deu mais detalhes sobre a ação que conheceu a partir da instituição Acionaid, e pode participar de um Lanternaço em Recife, na comunidade Passarinho.

“A proposta do ‘Lanternaço’ ainda está sendo montada, com programação e bairros a serem mapeados. Após o mapeamento, as mulheres preencherão uma ficha de identificação que nós documentaremos para encaminhar aos órgãos públicos responsáveis. Por exemplo, se for uma rua escura, a Celpe; se for um terreno baldio encaminharemos a secretaria responsável e assim por diante. A nossa proposta é aguçar o olhar das mulheres de Serra Talhada para perceber quais e onde estão os locais que oferecem risco às mulheres de todas as faixas etárias, como terrenos baldios, ruas com pouca iluminação, construções etc.”, explicou a secretária.

Mônica também enfatizou que a ação está sendo planejada e será executada pela secretaria em parceria com diversos movimentos sociais da cidade. “Faremos momentos de formação para alertar e abrir os olhos das mulheres da cidade para perceber onde está o perigo, para que possamos identificá-lo e buscar as soluções viáveis. No dia 10 de junho iremos fechar essa programação e divulgaremos mais detalhes”, finalizou.