Multidão quebra rua após boato sobre ouro em rede de esgoto

Por Metrópoles

 

Centenas de moradores da cidade de Zaragoza, na Colômbia, invadiram uma obra de saneamento básico no meio da área urbana nesta quarta-feira (15/3), após boatos sobre a existência de ouro no terreno. Segundo a imprensa local, o boato teve início quando uma pessoa alegou ter encontrado ouro em uma obra na rede de esgoto do município na Rua Bolívar, local normalmente dedicado ao comércio.

A história se espalhou e, durante a noite, centenas de pessoas começaram a chegar com pás e picaretas ao terreno de obras, com a esperança de encontrar um pouco do metal precioso. Vídeos com um centenas de pessoas cavando a rua em uma espécie de “garimpo improvisado”, carregando sacos de terra e procurando ouro em meio à lama viralizaram nas redes sociais.

Veja também:   Motorista colide com trator e capota carro em Olinda

Veja (para ampliar o vídeo clique duas vezes):

Os “garimpeiros” causaram prejuízo. Eles tiraram centenas de barreiras de proteção, quebraram as tubulações do aqueduto, do gás e quase cavaram um túnel sob um estabelecimento comercial.

Cultura mineradora

A região do Bajo Cauca, em Antioquia, onde fica a cidade em questão, é uma das áreas da Colômbia devastadas por práticas ilegais de mineração, que destruíram cerca de 400 mil hectares de florestas nativas e fontes de água. As minas da região, porém, estão fechadas desde 1º de março, segundo reportagem do portal El Colombiano.

Veja também:   Cristiano rebate críticas no Al Nassr

Os moradores contam histórias sobre as cidades terem sido construídas sobre o minas de ouro, o que alimenta rumores como este, que levou centenas de pessoas a cavarem na lama desde a madrugada, por horas a fio. Até a última atualização, não há informações sobre a possibilidade de alguém ter, de fato, encontrado ouro. Também não há notícias sobre o estado da rua, já que a multidão permanece no local.