Publicado às 13h desta quarta-feira (05)

Fotos do arquivo de Val, esposa de Assisão

Um grande músico se despediu de Serra Talhada às 03h da madrugada desta quarta-feira (05). João Gomes Leirins, conhecido por João Guita, faleceu aos 55 anos, vítima de uma parada cardíaca, relacionada a uma doença renal crônica.  Nascido em 16 de janeiro de 1968, filho de Ana Emília Gomes, da Fazenda São Miguel e de Segismundo Gomes Leirins, da Fazenda Ema, ele era casado há 24 anos com Risolândia Gomes e não tinha filhos.

João Gomes tocou e cantou em várias bandas, entre elas, Planêta Terra, Côngruos, Gatinha Manhosa, na banda de Assisão e Casa da Mata. O corpo está sendo velado na Casa de Homenagens Póstumas BM e o sepultamento será às 17hs no cemitério local.

Risolândia Gomes contou ao Farol de Notícias que no dia 15 de janeiro João Gomes seguiu para a cidade de Recife, onde passou 50 dias internado. Ao retornar para Serra Talhada, seguiu sua rotina fazendo hemodiálise. No domingo passado (26), foi internado, e seu quadro piorou vindo a óbito. 

Trajetória de João Gomes na música

“Aos 16 anos, Assisão o viu cantando e logo o chamou para cantar na Banda Planêta Terra. Após 12 anos, seguiu para a Banda Côngruos de Zé Leite. Em seguida, foi para a Banda Gatinha Manhosa, onde permaneceu por 20 anos, e em 2022, retornou para a Banda de Assisão”, contou Risolândia Gomes. 

“Ele começou tocando na Banda Casa Mata. Depois se popularizou cantando e tocando na Banda Planêta Terra, que é possível achar no Youtube, no canal da Polydisc. Depois que ele saiu da Banda Planêta Terra, tocou com vários artistas, inclusive com Assisão. Depois foi para a banda Côngruos, trabalhou na Banda Gatinha Manhosa. Ele passou por muitas bandas. Ele andou um bocado e atualmente estava de volta com Assisão. Depois de mais de 30 anos estava de volta à casa. A primeira banda que ele gravou, os componentes eram: eu no baixo, Douglas na bateria, Arnold de Lima nos teclados, ele na guitarra e cantando e Noroba, esse era Planêta Terra”, detalhou o músico José Orlando. 

Homenagens

“Falar de João é muito fácil, um menino inteligente, amigo, companheiro, de uma voz inesquecível! Um filho que Deus e a música me deu. A voz da banda planeja Terra”, destacou Assisão.

“Meu companheiro amigo de muitas datas. Inesquecível João!”, enfatizou Rui Grudi.

Na foto, de cima para baixo, os músicos são  Arnor de Lima, João Gomes (de camisa amarela), Douglas Batera e Orlando Lima:

Relembre João Guita cantando: