augusto cesarDeputados debateram, na Ordem do Dia desta terça-feira (29), requerimento para criação de Comissão Especial visando discutir a nomeação dos candidatos aprovados no Concurso Público para agentes penitenciários do Estado, realizado em 2009. A proposta partiu do deputado Augusto César, do PTB.

Augusto César informou que a proposta do Governo é realizar novo concurso para o cargo. Na opinião dele, além de desnecessária, a iniciativa teria custo elevado para o Estado. Para o deputado, mesmo se chamassem 100% dos colocados, o sistema penitenciário ainda estaria com grande defasagem. Além de analisar a situação dos aprovados no concurso, o colegiado também discutiria melhorias para todo o Sistema Penitenciário de Pernambuco.

Para o líder do Governo, deputado Waldemar Borges, do PSB, não seria necessária a criação do colegiado, já que os aprovados do concurso foram chamados, inclusive um número maior do que as vagas oferecidas pelo edital.

Na opinião de Sérgio Leite e Teresa Leitão, ambos do PT, seria fundamental buscar soluções para o Sistema Penitenciário Pernambucano, pois o setor passa por graves problemas. De acordo com Teresa, a Comissão Especial seria composta por membros da Oposição e do Governo, para buscar o consenso. Na opinião de Sérgio Leite, os aprovados que foram chamados ainda não atendem a demanda. O requerimento foi rejeitado em Plenário.

( Alepe )