RodrigoA possibilidade de construção de uma nova usina hidrelétrica utilizando as águas do Rio São Francisco levou o deputado Rodrigo Novaes, do PSD, a fazer um apelo ao Governo Federal, nesta quinta (20). O parlamentar acredita que é preciso evitar que o rio seja mais uma vez utilizado para esse fim, e propôs à União que comece a investir na geração de energia por meio de fontes alternativas, diversificando a matriz energética.

O deputado explicou que a situação do manancial já é crítica, mas a imprensa noticiou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) solicitou à Agência Nacional de Águas (ANA) o direito de uso dos recursos hídricos do rio para a implantação da usina hidrelétrica Riacho Seco.

Segundo Rodrigo Novaes, o empreendimento teria capacidade de gerar 276 megawatts de potência, e seria construído na região do submédio São Francisco. O parlamentar protestou contra a iniciativa, lembrando que o manancial está dando sinais claros de que não aguenta mais ser explorado para esse fim.

O parlamentar destacou que é preciso enxergar o São Francisco como berço para o desenvolvimento humano, sendo utilizado para irrigação de subsistência e para a agropecuária. O deputado defendeu que o manancial seja mais valorizado e convocou a união de todos os parlamentares para evitar que o projeto da nova usina seja concretizado.

Rodrigo Novaes também fez um apelo ao Governo do Estado para que priorize a construção de barragens e a perenização de riachos para dar mais tranquilidade ao produtor rural. O parlamentar informou que as últimas chuvas que caíram no Sertão foram suficientes para animar a população, mas ressaltou que faltam barragens e adutoras para guardar e distribuir a água a quem precisa.

(Da Alepe)