A Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST) resolveu entrar de vez no debate sobre a competência de atribuições em serviços de saúde pública na Capital do Xaxado. A iniciativa se deu após a votação de um projeto de lei da prefeitura, que pede a contratação de médicos ortopedistas para atendimentos em postos de saúde da cidade. No entanto, a polêmica gira em torno da responsabilidade pelo atendimento.

Dessa discussão, surgiu a proposta de convocação da secretária de Saúde Socorro Brito e do diretor da XI Gerência Regional de Saúde (Geres), Clóvis Carvalho, à Casa Legislaltiva, para dar explicações. A convocação partiu do vereador Zé Raimundo Filho (PTB). “Não dá mais para a população ficar neste jogo de empurra-empurra. Um diz que os paciente irão ser atendidos no Hospam (Hospital Agamenon Magalhães), outro diz que será através da Secretaria de Saúde do município”, explanou Zé Raimundo.

Continua depois da publicidade
CMST: Impasse na saúde coloca frente a frente 1ª dama e diretor da Geres
VEREADOR QUER COLOCAR FRENTE A FRENTE ESTADO E MUNICÍPIO

Ele relata o caso de uma senhora que está com o braço quebrado há cerca de 15 dias e não consegue fazer cirurgia por conta dessa indefinição. “Essa senhora é moradora do bairro Cachichola, seu estado piora a cada dia e não tem atendimento. Queremos então colocar, frente a frente, Socorro Brito e o Dr. Clóvis para saber quem realmente faz o quê nessa história”, acrescentou.

Zé Raimundo recebeu apoio de todos os vereadores na convocação e foi aparteado pelo oposicionista Márcio Oliveira. “Vou votar favorável a este projeto de contratação dos médicos ortopedistas, mas este encontro (entre Socorro e Clóvis) é fundamental para se esclarecer muitas dúvidas para a população”, ratificou.

A idéia de Zé Raimundo é que, após o encontro, a Câmara emita uma nota nos meios de comunicação da cidade informando sobre a quem, de fato, compete o atendimento ortopédico na cidade: ou à Secretaria de Saúde do município ou ao Governo do Estado. “Vamos entrar em contato com os dois gestores e ver a possibilidade de fazer este encontro ainda nesta semana”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Agenor de Melo Lima.