Na escola da vida, Tia Sônia é a amada professora de ST

Publicado às 05h12 desta quinta-feira (13)

A vida de Sonia Maria Pereira, 66 anos, é como um filme que mostra a força, resiliência e persistência. A professora mais experiente e antiga na Creche Imaculada Conceição, em Serra Talhada, é um exemplo de resiliência, mesmo diante de tantos obstáculos sempre seguiu em frente, se renovou e encontrou seu espaço na vida.

Filha de Emídio e Eulália, teve uma criação orientada nos princípios do respeito ao próximo. Com uma vida simples, correta e de muita luta na bodega localizada no bairro “Bomba”, seus pais, mesmo em circunstâncias adversas, nunca deixaram de dar carinho e ensinamento de valores aos seus filhos.

Emídio, um herói que infelizmente nos deixou tão cedo, aos 68 anos, mas plantou no coração de sua filha o melhor que havia em sua filosofia de vida, o amor e a certeza de dias melhores. Era um contador de histórias, um sábio que os inspira até hoje filhos e netos. Já Dona Eulália, mãe intrépida, esposa e parceira fiel uniu suas forças e seguiu sua luta em Serra Talhada com os filhos que iniciavam a fase adulta.

Veja também:   Lixo tóxico é descartado de forma irregular na zona rural

Na escola da vida, Tia Sônia é a amada professora de ST

O PORTO SEGURO: FAMÍLIA

Sonia nasceu em Serra Talhada-PE e quando casou foi desbravar a vida na Bahia, longe da família, mas com esperança de uma vida feliz e próspera. A maternidade foi a realização de um sonho, que chegou junto com a época de dificuldades. O sustento vinha do pouco que o marido trazia para casa, junto a ajuda dos vizinhos, irmãos e Dona Eulália, que mesmo à distância também apoiava – o pouco era muito quando nada havia.

Bruna, sua primogênita, nasceu em Juazeiro da Bahia e Sonia, mesmo longe de sua mãe e da sua família, sozinha e corajosa seguiu em frente. Após quase 5 anos, em 1982, conseguiu voltar para Serra Talhada e ser abraçada por sua mãe no nascimento do seu segundo filho, Bueno. Sempre lutou para manter sua família e alentar seus filhos, mesmo com uma condição de vida difícil – deixou de comer para alimentá-los.

A FÉ QUE LHE ACOMPANHA

Devota de Nossa Senhora da Penha, amparava-se na fé e dedicação aos filhos para que nada os faltasse. Seus princípios e a história de seus pais fortaleciam a sua alma e a inspiravam nos tempos difíceis e de luta. Em 1992 retornou para Serra Talhada com seus filhos e a fênix surgiu.

Veja também:   Casal é morto a tiros em restaurante

Na escola da vida, Tia Sônia é a amada professora de ST

PAIXÃO: EDUCAÇÃO

Contou com o suporte da família para cuidar das crianças e pôde voltar a trabalhar. Mesmo após muitos anos sem estudar não tiveram obstáculos para se inscrever no vestibular e ser aprovada no curso de Geografia. Incansável, trabalhava, estudava e cuidava dos filhos. Obteve o diploma de pós-graduação e com a conquista de mais um mérito foi coroada com a aprovação nos concursos para professor da Rede Municipal de Serra Talhada e Estadual de Pernambuco, excelência conquistada com muita luta.

Encontrava na música inspiração para seguir a vida e criar os filhos. Via na canção “My Sweet Lord”, bela canção de George Harrison, uma oração em poesia que a emociona e a inspira até hoje. Ao longo de sua trajetória experimentou muitas lições importantes para a vida adulta enriquecendo a sua carreira profissional.

Tia Sônia é uma oradora sábia como seu pai, uma mãe amorosa como Dona Eulália, que as deixou na saudade há 12 anos ao som de Pixinguinha; e uma professora de mão cheia como pouco se vê hoje na cidade. É gratificante ver que o vínculo genuíno que ela cria com seus alunos.

Veja também:   Operação prende acusados em tráfico e homicídios em ST

Na escola da vida, Tia Sônia é a amada professora de ST

“Quantos feriados e fins de semana ficou trabalhando para se reinventar, se redescobrir e buscar fazer sempre o melhor para que todos os alunos pudessem se desenvolver. Profissionais como ela sempre terão toda a gratidão e respeito dos estudantes, pois apesar de não ser uma tarefa fácil, é uma missão muito nobre – ser professor de exige muita dedicação e amor pela profissão e a professora Sonia executa divinamente”, escreveu a orgulhosa filha primogênita, disse Bruna, completando:

“Não perguntem a idade dela! Apesar da longa história, é jovem de corpo e alma! Simpatia, dedicação e carinho são qualidades natas que oferece aos seus alunos e a todos que a cercam”, escreveu a orgulhosa filha primogênita. Sabe aquele professor ou professora que deixa marcas, que inspira, que faz a gente aprender facilmente, que nos motiva, que lembramos e paramos na rua para conversar mesmo após tantos anos? Ela é a minha Mãe! Se quiser conhecer uma pessoa boa, conheÇa Sonia. Obrigada por existir e fazer parte das nossas vidas”.

Na escola da vida, Tia Sônia é a amada professora de ST