Publicado às 13h30 deste sábado (30)

Foto: Max Rodrigues / Farol

O presidente da Câmara Municipal de Serra Talhada, Nailson Gomes (PTC), rebateu a denúncia do vereador de oposição Antônio de Antenor (PR), de que existe um ‘acordo’ mantido por Nailson para beneficiar apenas certos parlamentares que estejam em sintonia com seu posicionamento dentro da Casa Joaquim de Souza Melo [veja aqui].

De acordo com Nailson, falando neste sábado (30) ao Programa Farol de Notícias na rádio Vilabela FM, inexiste qualquer ‘esquema’ para beneficiar apenas os seus com a liberação de diárias para viagens.

“Eu desafio qualquer um vereador dizer que eu tenho esquema com algum vereador. Até porque todas as diárias concedidas aos vereadores têm uma finalidade e são comprovadas. Eu não dei nenhuma diária a vereador que não viajou”, disse.

No entanto, o presidente confirmou que há uma espécie de acordo de revezamento de viagens entre os parlamentares, mas negou qualquer tipo de retaliação aos oposicionistas neste processo.

“Não tem perseguição e nem retaliação com ninguém. Eles (vereadores da oposição) quando me procuraram para viajar para falar com Rogério Leão e Sebastião Oliveira nós liberamos”, assegurou Nailson Gomes, rebatendo:

“Houve um acordo no sentido de fazer revezamento (entre os vereadores). E esse revezamento sempre existiu. Isso sempre aconteceu e não tem nada diferente do que aconteceu nas outras gestões. Não foi nada criado por mim”.

Nailson revelou também durante a entrevista que cada vereador recebe R$ 500 por dia para congressos dentro de Pernambuco e R$ 700 por dia para fora do estado e justificou a situação mandando um recado para Antônio de Antenor:

“Eles (vereadores da oposição) me procuraram para ir a Recife, e foi concedido não só o carro como também as diárias, porque iam em busca de melhorias para a cidade. E sempre que qualquer vereador tem saído em busca de melhorias para o município a gente tem concedido aquilo o que a lei permite. Então, caracteriza que tem perseguição nisso? Não tem! Essa questão de situação e oposição não tem. Eu chamei os vereadores, e os recursos da Casa não estavam dando para suprir as necessidades da Casa e também as viagens. Então disse que iria dividir as viagens, sendo que um mês iriam alguns vereadores e depois no outro mês iriam outros. E o que aconteceu: em agosto nós fomos à viagens e em setembro não fomos, é um fato. Ele (Antônio de Antenor) deveria ter explicado isso”.

Nailson reforçou que teve de optar entre comprar equipamentos para melhorar a qualidade da Câmara Municipal ou conceder viagens aos pares.

“Nosso sistema de som da casa está horrível. Estávamos precisando também de computadores para o funcionamento da casa, então eu não tinha como. Eu tinha que optar, ou a viagem ou equipar a Casa para que a gente pudesse dar andamento aos trabalhos. Então, a gente comprou todo o material. E por esse motivo é que não teve viagens e os vereadores que me procuraram eu disse isso”.

“ESQUEMA, NÃO! ACORDO”, DIZ ANTENOR

Durante o programa, o vereador Antônio de Antenor ligou para o programa Farol de Notícias para dizer que não utilizou o termo ‘esquema’, mas sim ‘acordo’ para se referir a postura de Nailson. Mas sustentou todo o restante da denúncia.