Publicado às 15h30 desta quarta, 7

O programa Falando Francamente na TV FAROL no YouTube conversou nesta quarta-feira (7) com a secretária executiva de Saúde Alexsandra Novaes. Durante a entrevista, ela justificou que a Prefeitura vem utilizando o termo “recuperado” ao invés de “curado”, alertando que a Covid-19 é um vírus novo, ainda em estudo, e já se sabe que deixa sequelas.

A secretária chegou a dizer que pessoas estão sentindo-se mal até 3 meses após o contágio. E avaliou também que a nova variante da doença já estaria agindo aqui na cidade diante o perfil dos pacientes que mudou.

“Em relação aos casos, a gente não usa o termo curados, usamos recuperados, a gente sempre tratou como pessoas recuperadas porque é um vírus novo, ninguém tem o conhecimento quando acontece essa cura, a gente tem as recuperações, que são dos 7.772 casos confirmados no município, desses 7.541 pessoas se recuperaram, porque sabemos que hoje tem gente que fica com sequelas, e temos índices de uma nova variante no município”, disse Alexsandra, concluindo:

“Por gente mais jovem está adoecendo, as pessoas que estão adoecendo atualmente vem demorando mais a se recuperar. Então, eu não gosto nem de tratar como curado, mas de recuperado. Eu mesmo, 30 dias após ser diagnosticada, eu tenho sequelas, tenho dor no corpo, estou com torce persistente, aquela sensação febril, tem gente que fica com 3 meses assim”.

VEJA A ENTREVISTA DE ALEXSANDRA NOVAES NA TV FAROL