Da CNN

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, nesta quinta-feira (13), que a Pfizer fez três ofertas de venda da vacina contra a Covid-19 ao governo brasileiro em agosto de 2020. Bolsonaro disse que “não tinha garantia jurídica” para adquirir o imunizante na época.

“Não tínhamos garantia jurídica, tinha que passar pela Anvisa, é uma irresponsabilidade minha, seria da Anvisa, mas ela jamais cometeria um erro desse, simplesmente aceitar a importação de uma vacina que tava em teste ainda”, disse o presidente nesta quinta, horas após o depoimento do gerente-geral da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo, à CPI da Pandemia.

Além da instabilidade jurídica, Bolsonaro afirmou que ainda não havia aprovação sanitária, já que a Pfizer não possuía aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada no Brasil. Carlos Murillo era presidente da Pfizer no Brasil em agosto de 2020.

Veja também:   Corpo de barbeiro é encontrado no Pajeú

“A primeira pessoa a ser vacinada no mundo foi em dezembro do ano passado, não podíamos assinar o contrato ano passado, porque tinha muita incerteza jurídica e a incerteza sanitária, fizemos a coisa certa, começou e praticamente terminou com o Pazuello, pega um pouquinho do Queiroga”, afirmou.

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou nesta quinta-feira com um habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para blindar o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello na CPI da Pandemia. O intuito é que Pazuello compareça, mas possa ficar em silêncio ao ser questionado.

Bolsonaro defendeu a atuação do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nas negociações de compras de vacinas no ano passado.

“Ele [Carlos Murillo] falou que a proposta, essa que o pessoal falou tanto, era de 9 milhões no primeiro semestre e 61 milhões no segundo. Total de 70 milhões. E fechamos um contrato recentemente de um total de 100 milhões. Precisa falar mais alguma coisa ou vão continuar perturbando? Graças a quem? Graças ao trabalho do Pazuello no Ministério da Saúde”.

Veja também:   'Gilson Malassombro' é morto a tiros nesta 5ª no Sertão do Pajeú

Durante transmissão ao vivo nas redes sociais nesta quinta-feira, Jair Bolsonaro reiterou que: “Fizemos a coisa certa. Pazuello acertou em tudo que fez ano passado. Tá tudo esclarecido”.