Do G1

O opositor russo Alexei Navalny acusou o presidente Vladimir Putin de estar por trás de seu envenenamento na primeira entrevista concedida desde que recebeu alta de um hospital da Alemanha.

“Afirmo que Putin está por trás do ato, não vejo outra explicação. Meu dever agora é continuar sendo como sou, alguém que não tem medo. E não tenho medo”, declarou à revista alemã “Der Spiegel”, que publicou nesta quinta-feira (1º) trechos da entrevista em seu site.
Navalny também confirmou a intenção de retornar à Rússia quando estiver totalmente recuperado.

“Não vou dar a Putin o presente de não voltar à Rússia. Não voltar significaria que Putin alcançou seu objetivo”, afirmou.

Três laboratórios europeus afirmaram que ele foi vítima de um envenenamento com uma substância neurotóxica do tipo Novichok, criada na época da União Soviética para fins militares.

Vários países ocidentais exigiram da Rússia uma investigação do caso. A Alemanha ameaçou a Rússia com sanções. Moscou nega todas as acusações e diz que não há provas que apontem um crime.

A acusação foi divulgada no mesmo dia em que a União Europeia (UE) se reúne em Bruxelas, com a possibilidade de debater a resposta do bloco a Moscou por esta questão, de acordo com a France Presse.

Ativista da luta contra a corrupção, Navalny, 44 anos, passou mal a bordo de um avião na Sibéria em 20 de agosto. Ele contou à revista alemã que disse à tripulação que tinha sido envenenado. “Ouvi vozes cada vez mais distantes e uma mulher que dizia: ‘Não desmaie’. E isso foi tudo. Sabia que estava morrendo. Depois percebi que estava errado”.

O avião fez um pouso de emergência, em Omsk, na Sibéria. Em uma mensagem publicada recentemente no Instagram, Navalny agradeceu aos pilotos do avião. “O plano dos assassinos era simples: que eu passasse mal 20 minutos depois da decolagem, perdesse a consciência 15 minutos depois e (…) uma hora mais tarde eu terminaria em um saco plástico preto”, disse.

Navalny foi levado para um hospital de Omsk e, posteriormente, foi transferido em estado grave para um hospital em Berlim, onde ficou mais de um mês internado.

Desde o início, os assessores do opositor disseram à imprensa que ele tinha sido envenenado embora médicos russos tenham declarado não ter encontrado vestígios de veneno em seu corpo.

Inicialmente, pensavam que o veneno estava em um chá que ele tomou no aeroporto de Tomsk antes de embarcar. Mais tarde, disseram que traços do veneno foi encontrado em uma garrafa de água no hotel onde Navalny estava hospedado.