Da Folha de PE

A Neoenergia Pernambuco abriu, nesta segunda-feira (11), as inscrições para uma nova turma da Escola de Eletricistas, essa exclusiva para mulheres. Ao todo, 25 vagas foram disponibilizadas. As interessadas em participar devem residir em Olinda, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes ou Recife, possuir ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação B. As inscrições são gratuitas e vão até o domingo (17), por meio do site www.espro.com.br no campo Oportunidades. O processo seletivo conta com prova de conhecimentos gerais, avaliação comportamental, além de entrevista individual.

O curso terá duração de aproximadamente três meses, em formato integral, com aulas de manhã e de tarde, de segunda-feira a sexta-feira, com a possibilidade de algumas serem ministradas aos sábados. A Escola de Eletricistas iniciará em formato online; as aulas práticas serão presenciais e todas as participantes receberão auxílio transporte e refeição.

A Escola de Eletricistas para Mulheres tem a finalidade de incentivar a inserção feminina para atuar em uma profissão predominantemente ocupada por homens. A iniciativa da Neoenergia Pernambuco em criar uma turma exclusiva para as mulheres tem como objetivo ampliar as oportunidades de emprego para o público feminino, contribuindo para a equidade de gênero no mercado e possibilitando que, depois da formação, as candidatas sejam contratadas ou passem a compor o banco de Talentos da Companhia para concorrer a vagas futuras.

Neoenergia já promoveu 69 turmas da Escola de Eletricistas em Pernambuco, formou 1.655 alunos, sendo 136 mulheres, e contratou 1.298 profissionais formados por meio da iniciativa, sendo 99 do sexo feminino. Essas, além do salário, ainda têm direito aos seguintes benefícios: previdência privada, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), plano de saúde e odontológico – Bradesco Saúde (coparticipação), auxílio alimentação/refeição, auxílio creche (filhos até 9 anos), seguro de vida e parceria com instituições de ensino médio/superior.

No primeiro trimestre deste ano, a empresa iniciou as aulas de quatro turmas mistas, no Recife, em Paulista, no Cabo e em Caruaru no modelo misto, com homens e mulheres. A intenção é permanecer contratando os alunos que concluírem o curso.