Publicado às 13h25 desta terça-feira (22)

A Neoenergia Pernambuco iniciou, nesta segunda-feira (21), os projetos Internet Segura e Via Limpa, na cidade de Serra Talhada. As ações têm como finalidade promover o reordenamento dos fios nos postes, removendo cabos de telecomunicações que ocupam as estruturas sem autorização. A retirada dessas instalações clandestinas elimina os riscos de acidentes com a população, bem como melhora a qualidade e a continuidade do fornecimento de energia elétrica na localidade.

As ações do Projeto Internet Segura começaram nas avenidas Enok Ignácio de Oliveira e Afonso Magalhães, nos bairros de Nossa Senhora da Penha e do Centro. Já o Via Limpa está atuando em ruas de grande circulação de pessoas. O objetivo é reordenar ou retirar os cabos que não estão dentro dos padrões de segurança.

As atividades, que têm conclusão prevista para a sexta-feira (4), serão realizadas pelas equipes técnicas da distribuidora, que vão trabalhar durante toda a semana na remoção de fios de telefonia e internet instalados irregularmente nos postes da concessionária. Ao todo, cerca de 300 postes serão fiscalizados.

Conduzida pela Neoenergia e informada com antecedência às empresas de telefonia e internet que possuem contrato com a distribuidora para compartilhamento da infraestrutura, a operação é necessária para garantir que os fios de telecomunicações instalados nos postes não representem risco de segurança à comunidade e prejuízo ao fornecimento de energia elétrica. Os provedores de internet e telefonia têm, portanto, um prazo estipulado para realizarem as adequações e as empresas que não cumprirem têm as redes irregulares removidas.

Além dos fios instalados de forma irregular pelas empresas que possuem contrato de compartilhamento com a Neoenergia, existem ainda situações de ocupações clandestinas, quando provedores de internet instalam a fiação à revelia da distribuidora, sem qualquer comunicação e fora de todos os padrões técnicos de segurança.