Agricultores, acadêmicos, gestores públicos e representantes de movimentos sociais vão participar do III Seminário Neppas: caminhos e olhares da agroecologia nos sertões de Pernambuco. O evento acontece desta quarta-feira (25) até próximo sábado (27), na Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST/UFRPE). O prefeito Luciano Duque (PT), o deputado estadual Manoel Santos e  o secretário executivo de Agricultura do Estado, Aldo Santos, também participam das discussões.

O objetivo é dialogar sobre experiências agroecológicas do sertão do Pajeú e do Araripe pernambucano. A programação do seminário contempla debates sobre os desafios e potenciais da produção agroecológica, avaliação das políticas públicas para a agricultura familiar e discussão das formas de convivência com o bioma da caatinga e das alternativas para construção da autonomia camponesa.

O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido (Neppas), da UAST/UFRPE, em parceria com a comunidade Carnaúba do Ajudante, de Serra Talhada (PE), Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Centro de Assessoria e Apoio a Trabalhadores/as e Instituições Não Governamentais Alternativa (Caatinga), Prefeitura de Serra Talhada, Centro Agroecológico Sabiá e casa da Mulher do Nordeste (CMN).