Do


G1

Em Pernambuco, 90.659 estudantes faltaram ao segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (11). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), isso representa 29,5% do total de 307.320 inscritos no estado. (Veja vídeo acima)

Com isso, 216.661 candidatos compareceram aos locais de prova neste segundo dia do Enem 2018. No primeiro dia, em 4 de novembro, foram mais de 77 mil faltosos, o equivalente a 25,1% do total de inscritos no estado.

Em 2017, o segundo dia de provas do Enem teve 112.601 faltosos, o que correspondia a 30,3% dos 371.692 inscritos.

Neste segundo dia do Enem 2018, os estudantes que compareceram aos locais de prova responderam às questões de matemática e ciências da natureza, que abrangem biologia, física e matemática.

Na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista, região central do Recife, estudantes relataram ter mais facilidade com a prova de biologia, mas reclamaram das questões de química e física.

No Centro Universitário Brasileiro (Unibra), também na Boa Vista, candidatos relataram ter encontrado conforto na música para diminuir a ansiedade e o nervosismo antes de encarar as provas. Isaías Gonçalves, de 25 anos, chegou cerca de cinco minutos atrasado no local após deixar um amigo em outro local de prova, também no Centro da capital pernambucana.

Para passar o tempo enquanto esperavam o fim do Enem, parentes dos inscritos saíram de casa preparados com diversas formas de se distrair, de instrumento musical até caça-palavras.

Na Unicap, a mãe de uma candidata levou um bolo de aniversário para uma amiga que conheceu durante a espera pelas filhas no primeiro dia de provas do Enem, e que completa idade nova neste domingo (11). Porém, a aniversariante, que ficou conhecida no local por levar garrafas de café para vender aos parentes de candidatos no dia 4 de novembro, não apareceu no local.