vila bela (6)

Fotos: Alejandro García/Farol

Se a noite que marcou os shows em comemoração aos 164 anos de Serra Talhada, nessa terça-feira (5), foi de alegria e festa para alguns serratalhadenses, para várias famílias do Vila Bela foi de tristeza e escuridão. O problema é que, ao lado do senador Humberto Costa (PT), o prefeito Luciano Duque (PT) realizou a entrega de 195 residências sem energia elétrica no bairro, pelo programa Minha Casa, Minha Vida, na última segunda (4). O que expôs dezenas de pessoas, especialmente crianças e idosos, a uma triste situação de constrangimento.

Apesar disso, Duque fez questão de inaugurar as casas dentro de uma programação montada em alusão ao aniversário da cidade. Mesmo felizes pela realização do sonho da casa própria, os moradores acionaram o FAROL para expor a indignação e reclamar do descaso. A reportagem constatou que a população está à base de velas ou candeeiros até que a Celpe visite o bairro para instalar as novas ligações. O governo municipal repassou a responsabilidade da luz à população, informando que os novos moradores devem procurar a Celpe para resolver a bronca.

Enquanto isso, os beneficiários que já se mudaram estão no escuro, alvo de muriçocas e sem condição de armazenagem de água e alimentos em geladeiras. Muitos concordam que faltou cuidado e sensibilidade por parte do Governo Federal e do prefeito Luciano Duque, que apressou-se em entregar as casas mesmo elas não estando totalmente prontas.

vila bela (5)

FRUSTRAÇÃO 

Os moradores que conversaram com a reportagem do FAROL disseram que sentiram uma sensação de frustração quando perceberam que haviam recebido casas novas, mas sem energia elétrica. Dona Marlene Dias, 61 anos, chegou na casa ao lado da filha e dos dois netos pequenos.

“E que vão passar a noite com fome, porque eu não pude trazer nada para botar dentro da geladeira senão estraga. Não podemos ligar nem um ventilador. ‘Tô’ aqui na base do candeeiro e vamos ter que dormir de portas abertas por conta do calor. Aí vem o medo da falta de segurança. Isso é uma tristeza muito grande para gente, que se mudou para cá logo que recebeu as chaves, trouxemos crianças”, alertou a moradora, com um candeeiro na mão.

Marlene Dias passou a primeira noite na base do candeeiro com dois netos pequenos

vila bela (7)

Outra moradora, Geane Martins, 35 anos, mudou para o Vila Bela com o marido e dois filhos pequenos logo após receber as chaves. A dona de casa já procurou a Celpe e ouviu da empresa que não há previsão para que a energia elétrica seja ligada. Geane denuncia também um “jogo” de empurra-empurra entre Celpe e prefeitura.

“Eles disseram que estão esperando a Prefeitura ou a construtora se pronunciarem informando sobre uma lista de proprietários. Vou pagar o aluguel por uma casa sem energia elétrica. ‘Tá’ ruim desse jeito. A Celpe me falou que a prefeitura era pra ter resolvido isso antes, a gente não fica completamente feliz com esse tipo de coisa”, lamentou.

Geane Martins mostra as parcelas que irá pagar para morar numa casa sem energia

vila bela (2)

Já na casa da moradora Cristina Lima, 34 anos, o problema, além da falta de energia elétrica, é a falta d’água. “Pois é: recebi a casa e quando vi, não tem um bico de luz e estou sem água nem para lavar a casa. Rapaz, é uma tristeza muito grande, viu!”.

Ansioso para sair logo de um aluguel caro, o morador José Nunes da Silva, 59 anos, também já procurou a Celpe e foi vítima do jogo de empurra-empurra: “Eles mandaram eu ir procurar a prefeitura, porque disseram que o governo e a construtora deveriam informar a eles as casas que seriam ligadas e os nomes de seus proprietários.”

CELPE

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou ao FAROL que atenderá às solicitações de novas ligações de energia no Residencial Vila Bela, em Serra Talhada, à medida que os beneficiários formalizem o pedido na Agência de Atendimento, localizada  à Rua Joca Magalhães, nº 480, Centro.

Cristina Lima encontrou na casa sem luz e água; para ela, o sonho não era bem esse

vila bela (3)

José Nunes da Silva lamentou o jogo de empurra-empurra: “a Celpe disse que está esperando uma resposta da prefeitura”

vila bela (1)

DSC_0125 DSC_0144
Famílias estão passando o dia nas calçadas por conta da ausência de energia elétrica nas casas entregues pelo Governo Federal

DSC_0137