Atualizado às 10h54 desta quinta-feira (16)

“O povo de Serra Talhada vai colocar um pijama naqueles seis de lá”. Foi assim, alfinetando Geni, Augusto, Inocêncio, Eduardo Campos, “Sebá” e Fonseca, que o candidato a prefeito de Serra Talhada pelo bloco governista, Luciano Duque (PT), iniciou discurso na noite dessa quarta-feira (15), no bairro Bom Jesus. O petista fez questão de comparar ainda a gestão do atual prefeito Carlos Evandro (sem partido) com a dos ex-prefeitos Augusto César (PTB) e Geni Pereira (PSB).

“Quando a gente olha do lado de lá (oposição) têm dois ex- prefeitos que se notabilizaram por não fazer nada e por não pagar os salários dos servidores da prefeitura. Então é esse o modelo que o candidato de lá (Sebastião) está dizendo que é bom”, avaliou Luciano Duque. “São 40 anos mandando em Serra Talhada e não disseram para o que vieram até hoje, porque o desenvolvimento chegou na cidade depois que Carlos Evandro assumiu e isso incomodou”.

O candidato denunciou que a oposição teria tentado fechar PSFs (Programas de Saúde da Família) na cidade. “Eles estão incomodados com esse governo. Hoje mesmo (quarta) tomamos conhecimento de uma denúncia que eles (oposição) estavam querendo fechar os nossos PSFs. Os que estão do lá estão à favor da medicina privada para continuar esfoliando o povo, mas vamos acabar com isso”, disse.

IDEB

Duque comentou ainda os avanços obtidos pelas escolas da Capital do Xaxado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, divulgado pelo Ministério da Educação na última terça-feira (14). Ele disse que os números atestam a melhoria do ensino no município e aproveitou para ratificar que planeja fazer mais, elevando de um para cinco, o número de escolas com sistema de ensino em tempo integral na cidade. “Iremos reescrever a história da educação”, prometeu. Atualmente, apenas a escola Cônego Torres oferece ensino integral no município.

Em 2011, a Capital do Xaxado recebeu nota 4 na avaliação do Índice de Desenvolvimento em Educação Básica, superando o baixo desempenho de 2009, que foi de apenas 3,3.