No reencontro com a torcida, Sport recebe o São Paulo

Ilha do Retiro lotada na final da Copa do Nordeste, última vez que o Sport recebeu público em seus jogos – Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Por Folha Pe

 

Pausa na Série B. Na noite desta quarta-feira (17), o Sport muda o foco para a Copa do Brasil. Às 20h, recebe o São Paulo, na Ilha do Retiro, em confronto difícil pelas oitavas de final do mata-mata nacional. O compromisso da volta está marcado para o dia 01 de junho, no Morumbi. Se avançar nesta fase do certame, o time pernambucano embolsa R$ 4,3 milhões.

O duelo marcará o reencontro do Sport com o torcedor depois de duas semanas. Após a decisão da Copa do Nordeste com o Ceará, o Rubro-negro derrotou Guarani e Tombense, pela Segundona, com os portões fechados. Diante do Tricolor Paulista, quase 20 mil ingressos foram comercializados de forma antecipada até a tarde dessa terça-feira, em última parcial divulgada pelo clube.

Adversário indigente

O São Paulo é um dos adversários mais indigestos na vida do Sport. A última vez que os pernambucanos derrotaram os paulistas foi em 2015. Na ocasião, 2×0 na Arena de Pernambuco. De lá para cá, em outros 11 encontros, os visitantes desta quarta venceram sete e aconteceram outros quatro empates. Nos últimos cinco jogos como mandante, o Sport perdeu três para o São Paulo e empatou dois.

Veja também:   Novas restrições devido a Covid dividem PE em 3 grandes áreas

Em 2023, no entanto, dos 17 compromissos que mandou na Ilha do Retiro, o Sport venceu todos. Fator que deixa o técnico Enderson Moreira confiante na possibilidade de um resultado positivo. Principalmente por conta do apoio do torcedor. “A gente sabe daquilo que o São Paulo tem de força, uma equipe bem treinada com o Dorival. A gente pensa e tem como meta fazer um grande jogo, sabemos do nosso potencial. Dentro de casa, com nosso torcedor, qualquer resultado é possível. Sabemos da nossa força dentro de casa e vamos lutar muito pelo resultado”, enfatizou.

Quem joga?

Em relação ao time que deve iniciar o confronto, o Sport deverá manter a base da formação que tem entrado em campo com frequência nos últimos jogos. No empate em 1×1 com o Ituano, havia a expectativa de algumas peças serem preservadas. Contudo, Enderson Moreira optou por escalar o que tinha de melhor no Novelli Júnior. O treinador tem reclamado com frequência da sequência pesada de partidas que o elenco tem encarado ao longo deste primeiro semestre.

Veja também:   PE tem a 2ª menor taxa de mortalidade por Covid

A única ausência será Igor Cariús. Na noite dessa terça-feira (16), o presidente do STJD, Otávio Noronha, acatou o pedido da Procuradoria-Geral do órgão, que pedia a suspensão preventiva de oito atletas envolvidos na Operação Penalidade Máxima. Entre os nomes, estava o do jogador rubro-negro. Com isso, Cariús ficará fora de combate por 30 dias. Assim, Felipinho assume a titularidade.

Tricolor vem crescendo

Desde o anúncio do técnico Dorival Júnior para assumir o clube, o São Paulo não sabe o que é perder na temporada. Em seis jogos, foram três vitórias e três empates, entre jogos da Copa do Brasil, da Série A e da Sul-Americana.

Veja também:   OPORTUNIDADE: OAB oferece curso de processo judicial eletrônico em ST

Para a partida perante o Leão, o treinador ganhou um desfalque de última hora. O lateral-esquerdo Caio Paulista teve constatada uma fadiga muscular no adutor da coxa esquerda e permaneceu em São Paulo para se tratar do problema físico. Sem o titular da posição, Dorival deve acionar o jovem Patryck Lanza entre os titulares. O atleta revelado em Cotia esteve em campo pela última vez contra o Fortaleza, semana passada, no Castelão.

Ficha técnica

Sport
Renan; Ewerthon, Thyere, Sabino e Felipinho; Ronaldo, Fabinho e Jorginho; Edinho, Luciano Juba e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira.

São Paulo
Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Patryck Lanza; Pablo Maia, Gabriel Neves, Alisson e Rodrigo Nestor; Luciano e Calleri. Técnico: Dorival Júnior.

Estádio: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Horário: 20h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)
Assistentes: Nailton Júnior de Sousa Oliveira (FIFA/CE) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Transmissão: Amazon Prime.