Publicado às 05h27 deste domingo (21)

Entre as curiosidades que envolvem o futebol amador na cidade está a marcante passagem do ex-deputado federal Inocêncio Oliveira, que na década de 50, desfilou o seu futebol pelos campos de várzea de Serra Talhada e região. Um dos times que deputado vestiu a camisa foi o Atlético Clube Serra-talhadense, que era dirigido por Damião Romão. Oliveira jogou de volante marcador, os seus adversários contam que em campo ele chegava literalmente ‘junto’, para muitos lembrava o estilo Dunga (ex-capitão e treinador da Seleção Brasileira) e não havia bola perdida. De alguma forma, Inocêncio deve ter transportado o seu lado atleta para o campo da política.

No Atlético Clube, Inocêncio Oliveira jogou ao lado do irmão Antônio de Micena, além de outros nomes da história política de Serra Talhada, os ex-prefeitos Tião Oliveira, irmão do deputado, e Nildo Pereira. Nildo Pereira jogou também pelo Comercial na década de 60 ao lado de Paulo Moura, que na época era um jovem talento. O ex-prefeito foi o responsável pela construção do estádio “O Pereirão”, uma obra que se tornou um marco na história do esporte do município.

Inocêncio iniciou sua carreira esportiva ainda garoto, com 16 anos vestiu a camisa da seleção local. O parlamentar abandonou o esporte em 1958 quando foi embora para o Recife para estudar medicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

POLÊMICA

Após concluir o curso ele exerceu a profissão até 1974 como cirurgião-chefe do Hospital Agamenon Magalhães, em Recife. Inocêncio colaborou como médico do time do Comercial de Serra Talhada. Em 1975, assumiu o mandato de deputado federal. Fora dos gramados e já em Brasília, Oliveira se envolveu em polêmica ao agir para incluir o time do Ferroviário na segunda divisão do Pernambuco no ano de 1997. A regra da Federação Pernambucana era de que somente o time profissional de uma cidade do interior poderia participar da competição, e naquele momento, o Serrano já estava disputando à segundona por duas temporadas. No jogo de abertura entre Serrano e Ferroviário (2×1), Inocêncio Oliveira deu o pontapé inicial do jogo, sob vaias de mais 8 mil torcedores do Serrano que lotavam o estádio.

O parlamentar se aposentou da política em 2014, aos 75 anos. Na época, ele já apresentava problemas no joelho, fato que não se sabe se foi originado durante a sua carreira de jogador de futebol amador. Vale salientar que entre os anos de 1993 e 1995, Oliveira ocupou a presidência da República por várias vezes, isso em função de estar à época como Presidente da Câmara dos Deputados.  

A foto acima foi captada no estádio Pereirão. O ex-deputado federal aparece em meio a outras lideranças políticas e empresariais da cidade, entre eles, o ex-prefeito Nildo Pereira, Zé Naildo, Luiz de Cecília, o ex-prefeito Tião Oliveira e seu Né das Bicicletas. A entrada da comitiva ocorreu antes de um jogo festivo que celebrava a escolha da Miss Serra Talhada, Fátima Mourato. Semanas depois ela foi eleita Miss Pernambuco 1975.