Publicado às 05h45 deste domingo (13)
Durante décadas o tema Ditadura Militar tinha sido ignorado por pesquisadores e lideranças políticas de Serra-Talhada, o assunto literalmente foi “jogado para debaixo do tapete”. No entanto, a coluna “Viagem ao Passado”, tem publicado uma série de reportagens com base em documentos secretos dos arquivos do Ministério da Justiça.
Um desses documentos identifica Aurélio do Rego Cavalcanti como tendo exercido “o cargo de secretário político do Comitê Municipal do Partido Comunista”. O detalhe é que pouco se sabe sobre a atuação do Partido Comunista Brasileiro (PCB) em Serra Talhada, durante a Ditadura Militar e durante a abertura política. Também não se sabe as razões práticas (atividades, manifestações, documentos escritos, eventos, e etc) que levaram Aurélio do Rego a ser catalogado e monitorado pelo governo repressor.
Vale registrar que as autoridades locais mostraram serem simpáticas ao governo militar, chegando ao ponto de existirem grupos ligados a Arena (I e II), o partido dos ditadores. Uma das imagens que reforça essa visão é a presença do então prefeito Nildo Pereira e do vice-prefeito, Tião Oliveira, em um evento no de 1970, em comemoração ao “aniversário de seis anos da revolução” – termo usado pelo governo golpista para iludir a população -. O registro fotográfico foi realizado em frente à antiga sede do 14º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco, atual sede do DINTER II.
25 comentários em Ditadura comemorou aniversário do golpe em ST