Do G1/Mundo

Joe Biden deve anunciar ainda nesta semana um novo desafio do governo dos Estados Unidos diante das vacinas. O presidente já havia anunciado que até o dia da Independência dos Estados Unidos, comemorado em 4 de Julho, todos os americanos adultos, pelo menos, já devem estar vacinados, mas a intenção é que essa meta também seja atingida bem antes.

Quando assumiu, em janeiro, Biden prometeu vacinar 100 milhões de pessoas nos 100 primeiros dias de governo. A meta foi cumprida na sexta-feira (19), em apenas 58 dias, o que fortaleceu a imagem do governo no combate à pandemia.

Atingir a meta em pouco mais da metade do tempo, acabou sendo um grande jogo político e Biden deve acelerar esse processo ainda mais. O que tem ajudado muito é que as grandes redes de farmácia, que possuem estabelecimentos em quase toda esquina, entraram forte na aplicação de vacinas.

Duas dessas grandes redes – a Walgreens e a CVS – anunciaram que cada uma consegue aplicar pelo menos 25 milhões de doses em um mês, o que somam 50 milhões. E diante desse comprometimento do setor farmacêutico, provavelmente o presidente Biden nesta semana vai anunciar alguma meta ainda mais ousada, isso sem falar que redes de supermercado, postos de saúde, hospitais e tantos outros estabelecimentos se transformaram em locais de vacinação.

Em média, estão sendo aplicadas mais de 2,5 milhões de vacinas por dia, mas há a expectativa que esse número aumente consideravelmente, o que pode fazer com que em um mês mais de 100 milhões de pessoas possam ser vacinadas, segundo especialistas. Até agora quase 125 milhões de doses já foram aplicadas – 44 milhões de pessoas já estão completamente imunizadas e mais de 81 milhões tomaram pelo menos uma dose.

Vacinação fortalece popularidade de Biden

Pesquisas feitas na semana passada (Reuters/Ipsos) mostraram que 59% dos americanos aprovam o desempenho geral de Biden, enquanto 35% desaprovam. Mas quando o assunto era direcionado ao trabalho de Biden relacionado à pandemia, 65% dos americanos disseram aprovar o trabalho dele, e essa aprovação está diretamente relacionada à força-tarefa das vacinas e às medidas para garantir a obrigatoriedade do uso de máscaras.