O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) visitou Serra Talhada na manhã desta quarta-feira (29) para participar de uma série de atividades da agenda do candidato do PT na cidade, Luciano Duque. Entre elas, sessão de fotos e filmagens. A liderança chegou ao município às 9h30 e alçou voo para Petrolina às 15 horas. Lá, cumpre agenda de campanha com o candidato Odacy Amorim. A visita a Serra foi meteórica, mas intensa.

Rui Falcão tratou de acirrar os ânimos na cidade ressaltando a importância do município para os planos do PT no Estado. E revelou que só decidiu pisar aqui para inaugurar um novo tempo, com o intuito de encerrar “décadas de coronelismo” que vigoram, segundo ele, na terra de Lampião. O líder do PT no País chegou a Capital do Xaxado acompanhado do presidente do partido em Pernambuco, Pedro Eugênio. O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) também veio para a cidade participar da visita.

“Nós queremos encerrar décadas de coronelismo em Serra Talhada. Eu vim para cá porque esse lugar é o símbolo do coronelato onde, de repente, alguém decidiu, enfim, romper com isso. Então, o PT valoriza essa atitude. Se Serra Talhada fosse uma cidade pequenina, um município pobre, mas que tomasse uma atitude como essa, nós viríamos do mesmo jeito”, ressaltou Rui Falcão, resumindo, durante discurso no Hotel São Cristóvão, pela manhã.

“Quem representa o projeto nacional da presidente Dilma e do ex-presidente Lula aqui é Luciano Duque. Quem quiser mudança e progresso vota nele, agora, quem quiser preservar as velhas práticas do passado, escolhe as outras candidaturas”, endureceu. O encontro culminou com um almoço e reuniu centenas de militantes.

ESTELIONATO ELEITORAL

Na visita a Serra Talhada, o presidente nacional do PT mandou um duro recado aos adversários de Luciano Duque e atingiu, indiretamente, o deputado Inocêncio Oliveira (PR), que disse ser era amigo particular do ex-presidente Lula, num comício no último final de semana. “Lula é amigo de Serra Talhada. Depois dessas eleições, muita gente que antes era adversário dele e da presidente Dilma, agora aparece como amiguinho cometendo um verdadeiro estelionato eleitoral”, disparou. “São pessoas que sempre se oporam ao nosso projeto de governo”, lembrou.

Após o almoço, o PTorganizou grande carreata com cerca de 2 mil veículos, entre carros e motos, em um desfile pelas principais ruas da cidade até o aeroporto, onde Rui Falcão se despediu.

Após acompanhá-lo até o aeroporto, Luciano Duque, o prefeito Carlos Evandro e a candidata a vice, Tatiana Duarte, montaram palanque às 15h30, no bairro Caxixola. Mesmo debaixo de sol intenso, milhares de pessoas se reuniram para ouvir os candidatos. Empolgado, Duque resumiu a visita de Rui Falcão dizendo que não estará sozinho no processo político, caso seja eleito.

“Estarei, de fato, com o meus companheiros do PT nacional e da presidente Dilma e não sozinho como querem os meus adversários”. E finalizou provocando: “Lula não é amigo de coronel. Nós vamos mandar embora daqui o chocalho, o avião e todas as baixarias que eles vêm utilizando contra nós”.