Publicado às 05h47 desta segunda-feira (9)

Por Adelmo Santos, Escritor e poeta, Presidente da Academia Serra-talhadense de Letras (ASL)

Em pé, da esquerda para a direita: Zé Patu, Carcará, Ezaul, Capiti, Tadeu de Micena, Zé Vital, Decir, Burica, Paulo Rodrigues e Nona. Agachados: Nego Góia, Delmiro, Neguinho, Nego Bria, Nilson Careca, Fernando da Favela e Nego Tica. Esse foi um dos melhores times de futebol de Serra Talhada.

O presidente era Zé Carlos encanador e o técnico era Nona Ferreira. Zé Patu é falecido, Carcará e Ezaul moram em Serra Talhada, Capiti mora em São Paulo, Tadeu de Micena e Zé Vital moram em Serra Talhada, Decir mora em São Paulo, Burica é falecido, Paulo Rodrigues mora em Serra Talhada, Nona é falecido, Nego Góia mora em São Paulo, Delmiro é falecido, Neguinho mora em Serra Talhada, Nego Bria é falecido, Nilson Careca mora em Serra Talhada, Fernando da Favela é meu irmão, ele mora em São Paulo, e Nego Tica mora em Serra Talhada.

Veja também:   Estudante de ST não resiste e morre após AVC

O Botafogo foi o último time que jogou no Campo da Várzea, um campo duro de terra, cercado por aveloz. Em volta das quatro linhas tinham umas cordas que serviam de alambrados. Quando era vésperas dos jogos, os meninos ajudavam a marcar o campo com cal, para poder entrar de graça.

Eu era um dos meninos, mas na hora da entrada para assistir aos jogos, toda vez que eu chegava, logo um diretor gritava: Esse é irmão de Fernando da Favela! Ele pode entrar de graça! Eu me sentia orgulhoso, e passava pela corda que havia na entrada, sem precisar pagar nada. Quando era o próximo jogo eu estava lá de novo, vendo o meu irmão jogar, assistindo mais um jogo.

Veja também:   Médico serra-talhadense é preso suspeito de agredir esposa na PB

Nessa época o futebol era a grande atração, tinha grandes jogadores representando a cidade dando um show de emoção. O torcedor comparecia e o campo da várzea enchia, o Botafogo jogava e dava muitas alegrias. Depois houve uma parada com os jogos no Campo da Várzea, e começaram a construir o Estádio Pereirão.

Assim foi o Botafogo F.C. em 1971, um time de muito orgulho dentro de Serra Talhada, representando a cidade. Na época não tinha estádio, mas havia futebol, era a grande atração. Tinha resenha nos bares, as pessoas comentavam cheias de muita emoção.