Publicado às 05h09 deste domingo (6)

Por Adelmo Santos, Poeta e escritor, membro da Academia Serra-talhadense de Letras (ASL)

Saudade daquele tempo que as encrencas dos meninos se resolviam no tapa. A amizade voltava, as intrigas se acabavam e ninguém guardava mágoas. Quem foi adolescente na década de 60 em Serra Talhada, vai lembrar que em algum momento já passou por essa cena.

Tinha sempre um adulto botando os meninos pra brigarem. Eu lembro de Zé Coringa e Gera de Mané Lourenço, na Bodega de Zé Grande, lá na Rua da Favela. Quando havia uma discussão, sempre tinha um enfuqueiro, fazendo um risco no chão, quem apagasse primeiro, era o grande valentão.

Para instigar uma briga alguém estendia a mão entre os dois meninos, e começava a provocar. O enfuqueiro queria que alguém cuspisse primeiro, pra tirar a mão do meio e a briga começar. Qualquer motivo tinha briga, era só chamar o outro, de filho de rapariga. Chamar de filho de quenga, baitola e coisa e tal… ou dizer que a mãe do outro, estava no bacurau.

Tinha meninos bons de brigas, Toinho Badú, Pinha Seca, e Ivo de João de Souza, quando eles se invocavam, brigavam por qualquer coisa. Pelos campos de peladas eram cheios de meninos. Isso eu lembro como agora, tinha sempre uma briga depois de um jogo de bola, sem contar com as que haviam nos recreios das escolas.

Os meninos se azoavam, por conta dos apelidos, quando os outros apelidavam. Tinham uns que até choravam, quanto mais se azoavam, o apelido pegava. Eu lembro de um menino que o apelido era “Garapa”, quando alguém gritava: “Açúcar Com Água!” Ele ficava nervoso e respondia: “Misture seu porra, misture!”

Nos meus tempos de menino sempre que tinha uma pelada entre a Rua da Favela e a Rua Quatro da Planta, os meninos discutiam e saiam na porrada. Na Rua Bernardino Coelho, onde eu morava, na casa de uma vizinha, foi preciso seis soldados pra prender Ivo Bolinha. Dos meninos perigosos o mais tinhoso de todos dentro de Serra Talhada, foi o Nilson de Zazinha. Tinham aqueles mais afoitos que chegaram a fase adulta continuando brigando, assim como eram meninos, mas por ironia do destino perderam as suas vidas sem completar vinte anos.