Do Blog de Jamildo

 

A empresa Yolo Coliving promete construir o primeiro empreendimento habitacional digital. Nesta semana, a empresa embarcou no Porto Digital. As obras do projeto estão prometidas para começar neste 2º semestre do ano ainda.

De acordo com a empresa, a primeira unidade pretende impactar positivamente o bairro, promovendo a requalificação do espaço urbano do entorno e inserindo a habitação como uma função possível e plausível para a ilha, que hoje é vista basicamente como centro corporativo e de turismo e lazer.

O primeiro empreendimento da marca será construído em localização estratégica no histórico Bairro do Recife, na Avenida Cais do Apolo, com vista para o Rio Capibaribe e também para o Atlântico.

Inicialmente, está previsto R$ 55 milhões para investimento inicial, porém, 80% do valor provêm de captação no mercado e os outros 20% serão recursos próprios.

A empresa informa que a expectativa é que sejam gerados de 250 a 300 empregos diretos somente com o projeto-piloto.

“Desde o início, temos nos preocupado em formas de inserir o trabalhador do entorno e fomentar oportunidades também na vizinhança do empreendimento. Queremos garantir o aproveitamento de mão de obra em comunidades próximas, como a do Pilar”, explica o CEO Diogo Nogueira, em referência a uma das comunidades mais carentes da capital pernambucana, situada no histórico Bairro do Recife.

Um dos projetos é o Galpão da Transformação, que vai capacitar os moradores para trabalhar desde a construção até a operação.

Como serão as unidades habitacionais

A primeira unidade da rede, em Pernambuco, oferecerá área privativa de mais de 7 mil metros quadrados, dividida em 225 unidades habitacionais, e cerca de 4 mil metros quadrados de área comum, que contará com 14 lojas.

As unidades individuais terão quarto, banheiro e salas privativas. Já nas áreas comuns, haverá lavanderia, cozinha coletiva, piscina, churrasqueira, salão de jogos, área de estar, sala de leitura, coworking e academia de ginástica, por exemplo.

O pagamento único mensal dos apartamentos inclui a locação, o condomínio, o IPTU, água, luz, Wi-Fi, enxoval e limpeza.

Os espaços comerciais serão alugados para academias, lavanderias, lojas e restaurantes.

“Esse tipo de empreendimento já é comum nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa e vem ganhando adeptos no Brasil. Mas até o surgimento do YOLO Coliving, era inédito no mercado nordestino”, ressalta Yves Nogueira.

O prazo estimado em projeto para construção é de 24 meses.

Sobre o empreendimento no Recife Antigo

A nova marca é um acrônimo da expressão em inglês You Only Live Once (“você só vive uma vez”) e começou a ser estruturada pelos irmãos e sócios Diogo Nogueira, Yves Nogueira e Italo Nogueira pouco tempo antes da pandemia, quando Diogo, engenheiro civil e CEO do braço imobiliário do grupo, partiu para uma imersão internacional em cima do modelo de negócio.

O Yolo Porto Digital será a unidade “número um” da nova rede, que prevê a construção de pelo menos dez unidades em ecossistemas de tecnologia brasileiros nos próximos anos.

O primeiro equipamento receberá um aporte de R$ 55 milhões e será construído no histórico Bairro do Recife, na Avenida Cais do Apolo, com vista para o Rio Capibaribe e também para o Atlântico.

De acordo com o Porto Digital (PD), este é o primeiro empreendimento habitacional digital dentro do seu parque tecnológico. Foi com essa definição que o presidente do PD, Pierre Lucena, declarou oficialmente inauguradas as operações da proptechYoloColiving.

“Durante os 22 anos de atuação, o Porto Digital sempre olhou para a cidade e pensou em projetos para o Bairro do Recife, sem considerar o quanto a moradia é fundamental para manter a vitalidade de uma área urbana, especialmente histórica e com muito movimento turístico e empresarial”, afirmou.

“Que a gente possa construir uma comunidade de moradores aqui para dar uma nova vida para o Bairro do Recife. Eu acredito tanto nessa ideia que estou envolvido pessoalmente nesse projeto para fazer o Yolo dar certo”, declarou o presidente do parque tecnológico.

Divulgação
O Yolo Porto Digital será a unidade “número um” da nova rede, que prevê a construção de pelo menos dez unidades em ecossistemas de tecnologia brasileiros nos próximos anos – Divulgação

De acordo com a empresa, pela plataforma o cliente vai poder realizar todos os serviços do condomínio, como firmar e encerrar contrato, ter acesso automatizado às dependências do imóvel, solicitar serviços como lavanderia e delivery, obter informações sobre eventos e fazer conexões com os demais membros.

“Apesar de estarmos falando de um empreendimento imobiliário, o YoloColiving é uma proptech, uma empresa de tecnologia, uma plataforma de gestão de habitação plugada no primeiro empreendimento imobiliário”, explicou um dos sócios da proptech Yves Nogueira.

“Como acontece com os negócios tradicionais, esse foi o lançamento da nossa pedra fundamental” comparou Italo,que também é presidente da Federação Assespro, entidade que reúne mais de 2,5 mil empresas brasileiras de Tecnologia da Informação.

Os sócios e founders do Yolo são os empresários Yves Nogueira, Italo Nogueira e Diogo Nogueira, empreendedores seriais e investidores-anjo em mais de 60 startups no país.

O grupo atua há mais de três décadas nos segmentos de tech e real estate.

“A principal proposta desse tipo de empreendimento é entregar um novo conceito já bastante difundido na Europa, nos Estados Unidos e na China, em que a moradia deixa de ser prioridade enquanto alto investimento financeiro, e passa a ser encarada como um serviço. Essa mudança é observada especialmente entre as novas gerações, que preferem investir tempo e dinheiro em viagens e cursos, por exemplo”.