centroFotos: Farol de Notícias/Alejandro Garcia

O Centro de Recuperação Dom Francisco Mesquita, que funciona na zona rural de Serra Talhada, vai completar 6 anos em dezembro e só tem motivos para comemorar. De acordo com o padre Gilvan Bezerra, da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, 80% dos usuários de drogas que foram acolhidos na unidade se recuperaram e não retornaram ao vício.

“Faço uma avaliação muito positiva deste trabalho que tem uma dimensão social ajudando na recuperação do ser humano. Nestes seis anos, cerca de 80 pessoas abandonaram as drogas por completo. Quem não conseguiu, é porque encontrou um ambiente familiar desajustado e retornou ao vício”, declarou o padre.

Logo quando surgiu a ideia de criação do Centro Dom Francisco, houve muita reação dos agricultores que se mobilizaram para impedir a construção do espaço. “Tudo isso é passado. Hoje há um apoio total da comunidade. Todas às quintas-feiras os moradores assistem às missas com os residentes”, confirmou Padre Gilvan.

centro 2

DINÂMICA

O centro tem uma receita única para lutar no combate às drogas: oração e a terapia ocupacional através da agricultura. Durante o período de um ano, os acolhidos ficam internos e são assistidos por missionários. Hoje, 18 pessoas estão internas, mas a capacidade é para 22.

“E é bom que se divulgue que todos os custos são bancados por empresários de Serra Talhada que abraçaram esta causa. O centro vive das doações de empresários. A igreja entra com pouco. No ano passado, fizemos uma doação de R$ 10 mil, arrecadados na Festa de Setembro. O dinheiro serviu para compra de um automóvel. Este ano, também vamos doar mais recursos para ajudar no trabalho”, disse Gilvan Bezerra, garantindo que o Centro Dom Francisco é um projeto que deu certo.

centro 3

centro 4

centro 5

centro 6