Do BBC News

 

Quando Jenn Ross voltou para sua casa na Nova Zelândia para encontrar alguns baldes fora do lugar na garagem, ela pensou que o gato da família, Coco, poderia ter trazido um pássaro.

Em vez disso, ela encontrou um selo no corredor.

O jovem animal passou por duas abas de gato para entrar na casa em Mt Maunganui, a cerca de 150 metros do mar – provavelmente em busca de Coco, o gato.

Infelizmente, o marido da bióloga marinha de Ross, Phil, era o único membro da família que não estava em casa no momento.

Ele disse à BBC que se arrependeu de ter perdido a chance de brilhar, dizendo: “A grande piada é que esta é provavelmente a única emergência familiar em que seria útil ter um biólogo marinho, e eu não estava lá”.

Após posar para algumas fotos, a foca – apelidada de Oscar – foi recolhida pelo Departamento de Conservação e devolvida ao mar.

Ross disse que provavelmente teria cerca de 10 meses de idade e comparou-o a um “adolescente”.

As focas nessa idade podem tomar más decisões, disse ele, como sair para nadar com mau tempo e depois recuar para o interior para descansar.

Embora seja comum encontrar focas da Nova Zelândia nas praias e talvez se aventurar em caminhos e estradas nesta área, é incomum ouvi-las entrando em casas, acrescentou Ross.

A foca foi descoberta por volta das 07h00 locais de quarta-feira (19h00 GMT de terça-feira), quando Ross voltou para casa de uma aula de fitness.

Ela acordou seus dois filhos, Noah, 12, e Ari, 10, para vir ver Oscar, mas eles mantiveram distância enquanto a foca “rosnava”, disse Ari.

Também traumatizou o gato, que se refugiou na casa de um vizinho. Além disso, a foca foi perfeitamente treinada em casa, disse Ross, e não fez nenhuma bagunça.

“Foi um bom convidado, pois quando abri a porta da frente e dei algum espaço, decidiu ir e ter curiosidade sobre o ar livre mais uma vez”, disse ela.