Em 4 de novembro de 2016, a agência de notícias The Associated Press noticiou que tinha obtido documentos mostrando que Melania Trump, na época conhecida como Melania Knauss ou Knaus, tinha sido paga por trabalho como modelo realizado em 1996, enquanto estava nos Estados Unidos com um visto de visitante B1/B2.

Um advogado representando Melania Trump disse que desconhecia os documentos, mas não contestou a veracidade deles ou negou que ela tenha realizado o trabalho, o que teria violado os termos de seu visto de visitante (às vezes chamado de “visto de turista”).

Em 25 de janeiro, o presidente Donald Trump emitiu uma ordem executiva (algo semelhante à medida provisória no Brasil) priorizando a deportação de várias classes de indivíduos, entre eles aqueles que “praticaram fraude ou deturpação deliberada ligada a qualquer assunto oficial ou requerimento junto a uma agência do governo”, que não eram considerados alvos importantes de deportação sob Obama.

Documentos do Departamento de Segurança Interna divulgados nesta semana indicam que as autoridades de imigração estão pondo as instruções de Trump em prática. Se Donald Trump fosse presidente nos anos 90, será que a deportação de sua futura esposa teria sido considerada uma prioridade para as autoridades de imigração?

Sim, disseram dois advogados com os quais falei. Hasan Shafiqullah, vice-encarregado da unidade de lei de imigração da Sociedade de Auxílio Legal, disse: “Se a atual ordem executiva para fiscalização doméstica e os memorandos relacionados da Segurança Interna sobre fiscalização doméstica estivessem em vigor naquela época, então ela certamente seria uma prioridade de deportação”.

A especialista em imigração da cidade de Nova York, Cheryl David, disse que se Melania de fato trabalhou usando um visto de turista, ela “com certeza violou seu status, e se chegasse à atenção da imigração, sim, isso certamente a colocaria em procedimentos de deportação”.

(Para que fique claro, Melania estaria sujeita a deportação mesmo se tivesse sido pega em 1996. O que o presidente Trump está fazendo de forma ostensiva é empregar os recursos do Departamento de Segurança Interna para remoção de indivíduos como Melania, que, supostamente, cometeram infrações que governos anteriores consideravam pequenas demais para se preocuparem.)

Do Portal Uol