Do Diario de Pernambuco

Como parte da campanha Novembro Azul, as 172 unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal irão disponibilizar atendimento especial à população masculina acima de 40 anos. A maior parte das unidades oferecerão exames de PSA para diagnosticar casos de câncer de próstata, além de testes rápidos de sífilis e HIV.

Segundo a Secretária de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), cada unidade se preparou de acordo com a situação particular da região para conscientizar a população e realizar o atendimento. Em Taguatinga, serão ofertadas, em todas as quintas-feiras de novembro, 10 vagas de atendimento para os moradores da região.

Nas UBSs de Santa Maria e do Gama, os moradores puderam participar de palestras sobre a prevenção de câncer de próstata, boca e mamas. Durante o evento, foram disponibilizados testes rápidos de sífilis e HIV. Em Santa Maria, os participantes da ação foram encaminhados para fazer o exame de PSA após atendimento. Já no Gama, os moradores tiveram a oportunidade de marcar exames preventivos e eletrocardiogramas.