Da CNN Brasil

A quarta remessa da Coronavac, vacina contra a Covid-19 produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo, chegou na manhã desta quinta-feira (24) ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

O secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, estava presente no local para receber o carregamento. Este novo lote contém 5,5 milhões de doses do imunizante.

As três remessas anteriores garantiram mais de 3 milhões de doses ao Instituto Butantan. Os carregamentos finais de 2020 estão previstos para os dias 28, com 400 mil doses, e 30, com mais de 1,6 milhão de doses.

Em coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (23), o governo do estado de São Paulo e o Instituto Butantan afirmaram que a Coronavac atingiu o nível de eficácia exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de pelo menos 50%, na fase 3 das pesquisas.

O grau de eficácia atingido pelo imunizante na fase final dos testes, no entanto, não foi revelado, como prometido. O governo paulista já havia se comprometivo a divulgar os resultados detalhados da fase 3 dos estudos na semana passada, mas voltou a adiar o lançamento dessa informação por questões contratuais.

No início da semana, o imunizante foi a primeira vacina a receber a certificação de boas práticas de fabricação pela Anvisa. Na quarta, a vacina da Astrazeneca em parceria com a Universidade Oxford foi o mais novo medicamento contra a Covid-19 a receber a certificação.