Do Diario de Pernambuco 
O número de nascimentos no Japão registrou no ano passado um novo recorde mínimo, segundo dados oficiais, revelando o efeito da pandemia em um dos países com o menor índice de natalidade.
Em 2020, o país registrou 840.832 nascimentos, segundo dados divulgados na quinta-feira pelo ministério da Saúde e Trabalho.
Vários políticos expressaram sua preocupação com a redução cada vez mais rápida da população da terceira economia do mundo, devido ao fato de os casais hesitarem em terem filhos em um contexto de instabilidade financeira e temores agravados pela pandemia.
A população do Japão diminuiu no ano passado em 531.816 pessoas, um recorde, enquanto o índice de natalidade — média de filhos que cada mulher tem — caiu para 1,34, segundo esses dados.
A população do Japão, de aproximadamente 127,3 milhões de pessoas em 2018, se reduziu para cerca de 126,6 milhões em 2020.
A quantidade de casamentos — 525.490 no ano passado — também caiu para um nível não visto desde o final da Segunda Guerra Mundial.