Da Folha de PE

Trinta e cinco famílias foram retiradas com urgência da Vila Produtiva de Negreiros, no Sertão de Pernambuco. O motivo da remoção, ocorrida nessa quinta-feira (16), foi um vazamento da represa próximo ao Dique de Negreiros, trecho da Transposição do rio São Francisco, no município de Salgueiro.

Em nota, o Ministério da Integração Nacional informou que os moradores do entorno do canal estão sendo alojados em pousadas da região. A Defesa Civil indicou que as famílias se deslocassem de imediato devido ao vazamento da barragem.

O vazamento do canal na região é o segundo em menos de uma semana. No último sábado (11), um canal do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco também rompeu na cidade Salgueiro. A Polícia Federal investiga o caso.

Responsável pela obra, o Ministério da Integração Nacional informou, em nota divulgada na tarde desta sexta (17), que ações preventivas já foram tomadas no sentido de assegurar a integridade da comunidade da Vila Produtiva de Negreiros, com a remoção e hospedagem das famílias. A nota, no entanto, não cita prazo. Confira abaixo, na íntegra, a nota do ministério:

1. Na tarde desta quinta-feira (16), equipamentos que monitoram o dique de Negreiros, do Projeto de Integração do Rio São Francisco, indicaram a necessidade de uma ação preventiva no local, em Salgueiro (PE).

2. Diante do cenário, visando assegurar a proteção de comunidades na região, equipes do Ministério, em conjunto com a Defesa Civil estadual de Pernambuco, estão orientando e removendo as 35 famílias que vivem na Vila Produtiva Rural de Negreiros, localizada próximo ao dique.

3. Os moradores estão sendo levados para pousadas no município até que sejam feitas todas as avaliações. Está em análise o período necessário para conclusão dos procedimentos preventivos.